quarta-feira, 14 de março de 2012

Irã executou 670 pessoas em 2011

-

O jornal israelense Jerusalem Post noticia hoje que a ONU catalogou a execução de  670 pessoas no Irã em 2011. A maioria dos mortos foi acusada por crimes relacionados ao uso de drogas. Mas o enviado da ONU, Ahmed Shaheed, diz que as acusasões são falsas em boa parte dos casos, muitos que estão sendo mortos são dissidentes do regime ou homossexuais.

Ontem, li que também no Iraque homossexuais e pessoas usando cabelos de "emo" estão sendo mortos.

Mas diz o texto do Jerusalem Post sobre o Irã, em azul:

O Conselho de Direitos Humanos da ONU definiu o mandato de Shaheed no ano passado, em uma votação apertada, quando os países ocidentais e latino-americanos, com algum apoio de alguns africanos, colaboraram para criar uma investigação especial sobre o Irã. Cuba, Rússia, China e outros se opuseram à resolução.

Irã se recusou a permitir sua entrada de Shadeed no país. Irã o descreve como "incompetente".
 
Shaheed, um diplomata veterano e fundador de um instituto de direitos humanos nas Maldivas, disse que recebeu em vídeo o depoimento de testemunhas de tortura pela polícia de segurança iraniana e de parentes de jovens que tinham sido detidos na prisão.

Ele disse em entrevista coletiva que há fortes indícios de que muitos iranianos oficialmente executados por delitos de drogas haviam sido originalmente detidos por resistir ao regime ou delitos semelhantes e teve as acusações de narcóticos adicionados mais tarde.

Uma tabela em seu relatório mostrou que as execuções, que também são ser feitas contra homossexuais, têm aumentado de forma constante para perto de 700 de pouco menos de 100 em 2003. Em 2010, havia cerca de 550 execuções. A comunidade de gays, lésbocas, bissexuais e transgêneros no Irã foi dizimada pelo regime.


Há muitas fotos chocantes de execuções no Irã na internet. Se vocês têm interesse em ver este tipo de foto, cliquem aqui, por exemplo. Não recomendo, são horríeveis, mas servem de prova.

(Agradeço o assunto ao site Atlas Shrugs e, sobre o Iraque, ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: