sexta-feira, 2 de março de 2012

A Política do Filho Único na China e a Economia

-
Um texto de hoje da Bloomberg, agência de notícias do mercado financeiro, discute o efeito da política de um filho na economia da China. A política foi adotada para supostamente aliviar a pobreza. Resultado da política hoje: pobreza.

A política do filho único foi criada em 1979 e provocou milhões de abortos, especialmente de meninas. O grande ativista da China, Chen Guangcheng, lutou fortemente contra isso. 

Não há nenhuma discussão moral no texto da Bloomberg, nunca há textos sobre moral no mercado financeiro, que possui uma visão de curtíssimo prazo e não costuma discutir números com governos, para evitar perder mercado.Mas eles discutem o problema do aumento do número de meninos em relação Às meninas com os milhões de abortos.

Sem falar em questões morais e mesmo de necessidade de meninas para casamentos, talvez como a política de filho único gerou um problema econômico, pela queda no número de jovens para a força de trabalho, a China passe da política de filho único para a política de morte ao velho.

Mas vamos ao texto da Bloomberg, traduzo grande parte do texto abaixo:

Enquanto o maior Congresso Nacional do mundo reúne-se em Pequim para se preparar para uma nova liderança, o provável sucessor Xi Jinping herdará um obstáculo para o crescimento que remonta quase à época de Mao Tsé-Tung: a política do filho único

Implementada em 1979 para aliviar a pobreza, a restrição no tamanho da família vai cortar o número de pessoas de 15 a 24 anos, o esteio de fábricas que levou ao crescimento de duas décadas, em 27 por cento para 164 milhões até 2025, segundo as Nações Unidas.. Ao mesmo tempo, o investimento que alimentaram mais da metade da expansão do ano passado 9,2 por cento será limitada pelo aumento dos custos com pensões e cuidados de saúde, pois aqueles com idade superior a 65 por cento aumentaram 78% para 195 milhões.

"Esta é uma das últimas chances para mudar a política antes que as coisas piorem muito", disse Helen Qiao, chefe economista do Morgan Stanley em Hong Kong. "Se eles começam a levantar a restrição de um único filho em habitantes urbanos agora, a economia pode ter um impulso de pessoas ainda desejam ter mais de uma criança." 

Aumentar a taxa de fecundidade de 2,3 filhos por mulher, de cerca de 1,6, reduziria o declínio na força de trabalho pela metade até 2050 para 8,8 por cento, de 17,3 por cento, segundo a ONU.  

Relaxar a política do filho único é "urgente" para ajudar a mudar a economia na direção de maior consumo, Qiao disse. "Aumenta a força de trabalho terá 16 anos, mas as pessoas vão ter bebês agora eo impulso para o consumo virá de imediato." 

Khiem Do, chefe Hong Kong com base em estratégia multiasset da Baring Asset Management Ltd., que administra cerca de US $ 46 bilhões, disse uma flexibilização da política ajudaria a "consumidor e indústrias da habitação, consumo duráveis ​​e de construção".  

Isso pode não ser suficiente para convencer os quase 3.000 delegados para a próxima semana do Congresso Nacional Popular para reverter as regras que têm sido um pilar da política do Partido Comunista por três décadas e são apoiados por cidades, incluindo Xangai, que enfrentam custos crescentes de pensão. 

"Uma súbita inversão de marcha não é provável", disse Cai Yong, pesquisador do Centro de População Carolina na University of North Carolina, Chapel Hill. "O governo está mais preocupado com problemas de curto prazo. Mais e mais pessoas a ver o problema, mas não há urgência para mudá-la porque é a queima lenta. " 

O governo já permite algumas exceções, como permitir que as famílias rurais ter um segundo filho se o primeiro for uma menina. Casais em algumas regiões é permitido um segundo filho se ambos os pais são filhos únicos. Grupos étnicos minoritários são excluídos da restrição. Aqueles que podem pagar uma multa podem ter um segundo ou terceiro bebê. "

A China vai mudar sua política do filho único", disse Ronald Wan, diretor de Hong Kong com base na gestão China Merchants Securities Co. "Não vai ser de noite. Eles vão fazer o ajuste fino, pouco a pouco. Dairy Milk e as empresas relacionadas com as crianças, como a educação, vestuário, será beneficiada. "  

O dilema enfrentado cidades da China é que o fim da política do filho único, implementada três anos após a morte de Mao, significaria mais dinheiro necessário para as escolas e instalações das crianças, assim como os governos locais enfrentam surgindo contas para pensões e cuidados para os idosos.  

A População do Município de Xangai e da Comissão de Planejamento Familiar no ano passado rejeitou uma proposta para permitir que os casais a terem dois filhos, porque afectaria um sistema que já tem de lidar com o envelhecimento da população.

Expandindo o sistema chinês de pensões rudimentar para todos os trabalhadores custaria 7 por cento do PIB, ou 411 bilião dólares, subindo para 15 por cento do PIB em 2050, como o número de triplos pensionistas, de acordo com Richard Jackson, diretor da Iniciativa Global de Envelhecimento do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais em Washington. O conjunto de trabalhadores capazes de pagar os impostos vai cair por 233 a 682 milhões, as projeções da ONU mostram.

Relutância da China para acabar com a política também está enraizada no diz respeito a uma explosão populacional prejudicaria o progresso econômico, uma teoria proposta pelo economista político Thomas Malthus dois séculos atrás, disse Wang Feng, diretor do Centro Brookings-Tsinghua, uma joint venture entre Tsinghua da China University e com sede em Washington Brookings Institution. 

"A sombra malthusiana é realmente escura e pesada sobre a cabeça da China", disse Wang. "A China perdeu tanto tempo já. Agora o tempo está realmente acabando. " 

Taxa de fertilidade do Japão é 1,42 enquanto que em os EUA é 2,08.  

Sem medidas para relaxar a política do filho único e incentivar mais crianças, a taxa da China pode afundar para fechar a 1 dentro de 20 anos. 

 A China está "atirando no próprio pé" e deve oferecer incentivos às famílias para ter mais filhos, disse Wang. Em Xangai a taxa de fecundidade foi de cerca de 0,79 no ano encerrado em outubro de 2010, segundo os últimos dados do departamento de estatísticas da cidade.  

Pior ainda, a política levou a milhares de fetos abortados, muitos deles do sexo feminino por causa da importância das crianças do sexo masculino na sociedade chinesa, causando um desequilíbrio entre os sexos. Um estudo de 2007 pela Divisão de População do Estado e Comissão de Planejamento Familiar, disse que até 2020 haverá 30 milhões de homens mais em idade de casar do que as mulheres, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.  

O "grande grupo de infelizes, insatisfeitos" homens, incapazes de encontrar esposas, "é claramente uma preocupação social", disse Wang.  

Alguns pais viajam para Hong Kong para ter um segundo filho em um esforço para contornar as regras, de acordo com hospitais da cidade. Mais de 230.000 bebês nasceram de mães continental em Hong Kong na década de 2010, de acordo com o Censo da cidade e Departamento de Estatística.


Nenhum comentário: