sexta-feira, 23 de março de 2012

Vídeo Sensacional: A Estupidez dos Políticos e da Diplomacia

-

Um vídeo do site Detektor da Dinamarca mostra Obama usando "copia e cola" em vários encontros diplomáticos.

Na primeira parte do vídeo, Obama usa uma metáfora de luta de boxe: "The country X is punching above its weight" ( O país X está esmurrando acima do seu peso). Ele quer dizer que o país é pequeno geograficamente mas tem força internacional acima do seu tamanho. O problema é que ele usa a mesma metáfora para 5 países Dinamarca, Noruega, Holanda, Irlanda e Filipinas.

Realmente, Obama não tem criatividade nenhuma.

Depois, o narrador mostra outra repetição de Obama, desta vez é uma frase conhecida. Obama diz que "the country X is a close and strong ally of the US" (o país X é um aliado próximo e forte dos Estados Unidos). O problema é que de novo Obama disse se repete com 10 países: Holanda, França, Reino Unido, Austrália, Itália, Polônia, Alemanha, Coréia do Sul, Israel e Japão, mas, interessante, esqueceu de dizer a mesma frase para a Dinamarca. Disse apenas que a Dinamarca é um grande aliado, mas não aliado próximo ou forte.



O vídeo mostra a estupidez tanto dos políticos como da diplomacia.

O Brasil escapa da primeira metáfora pois é um país geograficamente grande, mas já pensaram se o Obama dissesse que o Brasil é um aliado próximo e forte? O quanto de papel se iria gastar dizendo que a Dilma se aproximou dos Estados Unidos, que o Brasil era uma força diferente na América Latina, que estamos em um patamar superior  no contexto internacional...



(Agradeço o vídeo ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: