segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Problema de "Juntar as Escovas".

-

A psicóloga Meg Jay da Universidade de Virginia nos Estados Unidos fez um excelente texto no New York Times deste domingo. Não é muito fácil achar um texto conservador no New York Times, mas este, apesar de não defender o casamento, mostra por que casais que coabitam antes do casamento têm mais chance de divórcio. O texto se chama The Downside of Cohabiting Before Marriage ( vou traduzir como O Lado Negativo de Juntar as Escovas antes de se Casar).

Claro, há muitos exemplos de casais que coabitaram antes de se casar e continuam casados e felizes. Mas Meg Jay discute por que com frequência coabitar antes de se casar costuma não funcionar.

Vou traduzir o texto dela. Leiam abaixo:

O Lado Negativo de se Juntar as Escovas antes de se Casar.


Aos 32 anos, um das minhas clientes (vou chamá-la de Jennifer) teve um casamento regado a vinho e caro. Até então, Jennifer e seu namorado tinham vivido por mais de quatro anos. O casa,ento teve presença de familiares, amigos e dois cachorros. 

Quando Jennifer começou terapia comigo tinha passado menos de um ano do casamento, ela estava procurando um advogado para o divórcio. "Quando Jennifer começou terapia comigo menos de um ano depois, ela estava procurando um advogado de divórcio. "Passei mais tempo planejando meu casamento que eu passei feliz casada", soluçou. Mais desanimador para Jennifer era que ela tinha tentado fazer tudo certo. "Meus pais se casaram jovens, eles se divorciaram. Nós vivemos juntos! Como isso aconteceu? " 

Coabitação nos Estados Unidos aumentou em mais de 1.500 por cento no último meio século. Em 1960, cerca de 450.000 casais não casados ​​viveram juntos. Agora, o número é mais de 7,5 milhões. A maioria dos jovens adultos na faixa dos 20 anos vai viver com um parceiro pelo menos uma vez, e mais da metade de todos os casamentos serão precedidos de coabitação. Essa mudança tem sido atribuída à revolução sexual e à disponibilidade de controle de natalidade, e em nossa economia atual, compartilhando as contas faz coabitar atraente. Mas quando você falar com as pessoas em seus 20 anos, você também ouvir em outra coisa: a coabitação como profilaxia. 

Em uma pesquisa nacional realizada em 2001 pelo Projeto Casamento Nacional, então na Universidade Rutgers e agora na Universidade de Virginia, quase metade dos que tinha 20 e poucos anos concordaram com a afirmação: "Você só se casa com alguém se ele ou ela concordar em conviver com você em primeiro lugar, de modo que você pode descobrir se vocês realmente vão se dar bem." Cerca de dois terços disseram acreditar que morar juntos antes do casamento era uma boa maneira de evitar o divórcio. 

Mas essa crença é contrariada pela experiência. Os casais que coabitam antes do casamento (e especialmente antes de um noivado ou um compromisso mais firme) tendem a ser menos satisfeitos com seus casamentos - e têm mais chance de se divorciar - que os casais que não. Esses resultados negativos são o chamado efeito coabitação. 

Pesquisadores originalmente atribuíram o efeito coabitação para a seleção, ou a idéia de que cohabitores eram menos convencionais sobre o casamento e, portanto, mais abertos ao divórcio. Como a convivência tornou-se uma norma, no entanto, estudos têm mostrado que o efeito não é totalmente explicada pelas características individuais como educação, religião ou política. A pesquisa sugere que pelo menos alguns dos riscos pode estar na coabitação em si. 

Como Jennifer e eu trabalhamos para responder a sua pergunta, "Como isso aconteceu?" Nós falamos sobre como ela eo namorado passaram de namoro para a coabitação. Sua resposta foi consistente com estudos que relatam que a maioria dos casais dizem que "simplesmente aconteceu". 

"Nós estávamos dormindo juntos em nossas casas o tempo todo", disse ela. "Gostamos de estar juntos, por isso era mais barato e mais conveniente. Foi uma decisão rápida, mas se não der certo, havia uma saída rápida. " 

Ela estava falando sobre o que os pesquisadores chamam de "deslizar, não decidir." Mudar de namoro para dormir juntos para depois coabitar pode ser um declive gradual, não marcado por anéis ou cerimônias ou às vezes até mesmo por uma conversa. Casais contornam falar sobre por que eles querem viver juntos e o que isso significará. 

Quando os pesquisadores perguntam aos parceiros que coabitam estas questões, os parceiros têm muitas vezes diferentes não relatadas agendas, que são mesmo inconscientes. As mulheres são mais propensas a ver a coabitação como um passo para o casamento, enquanto os homens são mais propensos a vê-lo como uma maneira de testar um relacionamento ou adiar o compromisso, e esta assimetria de gênero está associado com interações negativas e menores níveis de compromisso mesmo após quando a relação progride para o casamento. Uma coisa homens e mulheres concordam, porém, é que os seus padrões para um que um parceiro coabite são mais baixos do que para um cônjuge.  

Deslizando para a convivência não seria um problema se deslizar para fora fosse mais fácil. Mas não é. Muitas vezes, os adultos jovens entram para o que eles imaginam que vai ser de baixo custo, situações de baixo risco de vida apenas para encontrar-se incapazes de sair da relação meses, até anos mais tarde. É como usar um cartão de crédito com 0 por cento de juros. No final de 12 meses quando o juro sobe para 23 por cento você se sente preso, pois seu saldo é muito alto para pagar. Na verdade, a coabitação pode ser exatamente assim. Na economia comportamental, é chamado de consumidor lock-in.  

Lock-in é a queda na probabilidade para mudar para outra opção uma vez que um investimento foi feito. Quanto maiores os custos de instalação, menos provável a mudança para uma situação melhor, especialmente quando confrontados com os custos de mudança, ou o tempo, dinheiro e esforço que necessita para fazer uma mudança.

A coabitação é carregada com a instalação e custos de mudança. Viver juntos pode ser divertido e econômico, mas depois de anos vivendo entre coisas juntadas juntos, dividindo apartamento, animais de estimação e mobiliário novo, mais tarde, estes custos de instalação tem um impacto sobre a probabilidade de sair. 

Jennifer disse que nunca sentiu que seu namorado estava comprometido com ela. "Eu senti como se estivesse em uma audição interminável para ser sua esposa", disse ela. "Tivemos toda a mobília. Tivemos os nossos cães e os mesmos amigos. Ele apenas tornou muito, muito difícil de quebrar. Então era como se nós tivéssemos no casado porque estávamos vivendo juntos  e fizemos 30 anos. " 

Já tive outros clientes que também desejam que não tivessem afundado seus 20 anos em relacionamentos que durariam apenas alguns meses se não tivessem vivido juntos. Outros querem se sentir comprometidos com os seus parceiros, eles ainda estão confusos sobre se eles optaram conscientemente por seus companheiros. Basear relações na conveniência ou na ambiguidade pode interferir com o processo de reivindicação das pessoas que amamos. Uma vida construída em cima de "talvez você será" simplesmente pode não ser dedicada quanto uma vida construída em cima do "eu aceito" do casamento. 

A conexão desfavorável entre coabitação e do divórcio parece que estar diminuindo, no entanto, de acordo com um relatório divulgado no mês passado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos. Mais uma boa notícia é que uma pesquisa de 2010 pelo Pew Research Center revelou que quase dois terços de americanos viram a coabitação como um passo para o casamento. 

Essa visão compartilhada e grave de coabitação pode ter um longo caminho para atenuar o efeito negativo da coabitação, porque por outro lado pesquisas mostram que casais que coabitam em série e aqueles que usam a coabitação como um teste têm maior risco para piores qualidade de relacionamento e mais chances de dissolução da relação eventualmente. 

A coabitação chegou para ficar, e há coisas que os adultos jovens podem fazer para proteger seus relacionamentos a partir do efeito da  coabitação. É importante discutir a motivação de cada pessoa e o nível de comprometimento de antemão e, melhor ainda, para ver a coabitação como um passo em direção intencional, em vez de um teste conveniente para, casamento ou a parceria. 

Também faz sentido antecipar e avaliar regularmente as restrições que podem dificultar a saída. 

Eu não sou a favor ou contra a viver juntos, mas eu defendo que os jovens adultos saibam que longe de proteger contra o divórcio e a infelicidade, coabitar com alguém pode aumentar suas chances de cometer um erro - ou de passar muito tempo em um erro. Um mentor meu costumava dizer: "A melhor hora para trabalhar no casamento de alguém é antes que o casamento aconteça", e na nossa época, este momento pode significar a coabitação.





(Agradeço o texto ao New Advent)

Nenhum comentário: