sábado, 7 de abril de 2012

Visite Virtualmente a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém


-

Uma frase do Papa Bento XVI está na minha lista de frases preferidas abaixo. Nesta frase, o Papa comparou o mundo ao que é celebrado hoje no Sabádo antes da Ressurreição de Cristo. Ele disse:

After two world wars, the concentration camps and gulags, Hiroshima and Nagasaki, our age became increasingly a Holy Saturday, the day when Jesus’ body lay lifeless in the tomb (Depois de duas guerras mundiais, campos de concentração e gulags russos, Hiroshima e Nagasaki, nossa era se tornou no Sábado Sagrado, o dia quando o corpo de Jesus está sem vida no túmulo).

É verdade, o mundo está abandonando cada vez mais Deus.  Ele está ficando sem vida entre nós

No Brasil, nós costumamos chamar o dia de hoje de "Sábado de Aleluia", mas a expressão remete a um pensamento errado. Hoje não é um dia de aleluia, mas muito triste, estamos sem Deus, ele se mostra inerte sem vida. Devemos nos preparar para a resurreição.


Hoje também nos remete a Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém. Os missionários franciscanos de Jerusalém preparam um site no qual se pode visitar a Igreja virtualmente. É sensacional.

Abaixo, vai o vídeo de apresentação da Igreja que está no site franciscano.


Também no site é possível aprender sobre o Santo Sepulcro deste os tempos de antes de Cristo. Interessantíssimo. Aqui vai um resumo desta longa história, marcando em negrito todas as vezes que a Igreja foi destruída.

O Calvário era uma antiga pedreira na época de Cristo que ficava fora dos muros de Jerusalém, e próximo a um monte chamado Gólgota, onde houve a cruficação. Dos ano 41 a 42, Herodes Agrippa mandou expandir os muros da cidade e acabou incluindo o local dentro dos muros. Depois de uma revolta dos judeus, toda a cidade de Jerusalém foi destruída. O imperador Adriano mandou reconsttuir a cidade que passou a se chama Aelia Capitolina (Aelius era o nome do clã de Adriano). Na reconstrução, o calvário ficou no centro da cidade e foi construído um templo pagão em cima do local.

Entre 324-325, depois da conversão do Imperador Cosntantino, o bispo Macário de Jerusalém, a pedido do imperador, iniciou a destruição das estruturas pagãs que tinham sido construídas no Gólgota, a fim de procurar o túmulo vazio de Cristo. 
 
 Em um tom de surpresa, e ao contrário de todas as expectativas, o historiador Eusébio narra a descoberta da "santíssima caverna", que tinha testemunhado a ressurreição do Salvador. Após a descoberta do túmulo e a colina de rocha do Gólgota, os arquitetos de Constantino projetaram e construíram uma Igreja fabulosa no local em louvor a Cristo.  

A conquista de Jerusalém pelos persas em 614 foi acompanhado por três dias de pilhagem e destruição. O Patriarca Zacarias foi preso e a relíquia da Verdadeira Cruz foi roubada, sendo recuperada e trazida de volta a Jerusalém pelo imperador bizantino Heráclio em 630. 
 O complexo do Santo Sepulcro, em que os cristãos de Jerusalém tinham procurado refúgio durante o cerco, foi incendiado e muitos fiéis morreram lá. Modesto, o abade do mosteiro de São Teodósio, dedicou-se a busca de fundos para a reconstrução das igrejas de Jerusalém que haviam sido destruídas pelas hordas persas. Ele declarou que tudo seria restaurado por 625 e isso sugere que os danos sofridos pela Igreja do Santo Sepulcro, também foram reparados. 
 
Em 638, o Patriarca Sofrônio de Jerusalém pacificamente se rendeu e entregou a cidade ao califa Omar: a derrota bizantina nas mãos de muçulmanos da península Arábica mudou o curso da história da Palestina para os próximos quatro séculos 
 
 É devido a visita do Califa ao Santo Sepulcro, e sua oração fora do Martyrium no átrio oriental, que o acesso principal para o santuário pelos cristãos foi, se tornou um lugar para a oração individual muçulmano. 
 
 

Mas as peregrinações de cristãos à cidade santa continuaram ininterruptamente e os relatos dos viajantes fornecem uma descrição da Igreja do Santo Sepulcro e as mudanças observadas durante este período, incluindo a mudança da entrada do lado sul, a construção de uma igreja no local de Calvário e a Igreja de Santa Maria, bem como a veneração das relíquias novos colocados em exposição para a devoção religiosa, incluindo a taça da Última Ceia, a esponja e a lança.


Em 1009 califa egípcio al-Hakim bi-Amr Allah deu ordens explícitas para destruir as igrejas na Palestina, Egito e Síria, e acima de tudo a Igreja do Santo Sepulcro. 
 
A destruição do santuário foi praticamente completa, incluindo a demolição da Igreja do Calvário e do que restou da estrutura do Martyrium, e o completo desmantelamento da Tumba. Todos os móveis e equipamentos foram destruídos ou roubados. A fúria devastadora só foi parada pela robustez das estruturas de Constantino, que foram salvos, em parte, devido a terem sido submersas debaixo dos escombros da destruição. 
 


A reconstrução só começou vários anos mais tarde, mas a complexidade global da concepção de Constantino foi perdida para sempre. A Rotunda da Anastasis agora se tornou o centro da igreja, e é a única basílica mencionado em fontes históricas posteriores. 
 
 A restauração, realizada pelo governo imperial bizantina, foi concluída em 1048 durante o reinado do imperador Constantino Monomachus.


As crescentes dificuldades enfrentadas pelos cristãos para viajar para os lugares santos de Jerusalém levou o imperador bizantino a solicitar ajuda do Ocidente, que responderam lançando as Cruzadas.Em 15 de julho de 1099 os cruzados tomaram Jerusalém de assalto, massacrando judeus e muçulmanos, e fizeram da cidade o coração do seu reino por quase um século, até 02 de outubro de 1187. Logo após a conquista, o conde Godofredo de Bouillon foi dado o título de "Advocatus", ou seja, Protector, do Santo Sepulcro, com a tarefa implícita de defender os lugares santos em nome do Papa e do clero latino. 
 
Os cruzados começaram as obras de reorganização das diferentes partes do santuário recém-restaurada no coração do cristianismo. O outro desenvolvimento importante durante as Cruzadas foi a construção da Capela de Santa Helena na área onde a tradição de Jerusalém afirma que a Cruz foi encontrado pela mãe de Constantino. 
 
Os cruzados tinham o objectivo de criar uma igreja única que reúnisse todos os locais separados onde as memórias foram celebradas lá, dando a nova igreja uma forma que seria adequado para acolher milhares de peregrinos. 
As obras iniciais realizadas durante o reinado do Rei Baldwin (1100-1118) foram caracterizados pela diversidade de estilos europeus empregados. Com o tempo, uma maior unidade de estilo foi alcançado, devido sobretudo aos artistas que trabalham para o rei Baldwin III (1140-1150). 
 


A Igreja do Santo Sepulcro, como chegou a nós hoje continua a ecoar o estilo romano dos cruzados que reuniu em uma única estrutura as memórias sagrados ligadas à morte e ressurreição de Cristo.
  


Em 1187 Jerusalém foi reconquistada pelo exército de Saladino e a Igreja do Santo Sepulcro foi fechada. Através de um acordo com o imperador, em Constantinopla, uma hierarquia grega foi restabelecida. Os Católicos, chamados de francos ou latinos, foram readmitidos durante breves tréguas, apenas para serem expulsos novamente durante a invasão brutal Khwarezmian em 1244, quando os cristãos foram atacados e mortos, e a igreja foi mais uma vez foi seriamente danificada. O peregrino Thietmar escreveu em 1217 que a Igreja do Santo Sepulcro e o local da Paixão "estão  sem lâmpadas e sem honra e adoração, e sempre fechados, exceto quando aberto aos peregrinos após pagamento de taxas." Diante dos protestos da mundo cristão , o sultão pediu desculpas ao Papa Inocêncio IV, dizendo que a estação deva ter sido realizado sem o seu conhecimento. E ele garantiu que, uma vez que os danos haviam sido reparados, as chaves seria confiada a dois muçulmanos que iriam abrir a Igreja sempre que peregrinos chegassem (uma situação que continua até os dias atuais). Foi um período negro, e funcionários inescrupulosos zombaram do desejo da comunidade cristã para ter acesso à igreja.  O santuário gradualmente decaiu. Governantes ocidentais, tendo perdido a chance de recuperar os lugares santos pela força das armas, entraram em negociações com os sultões para garantir culto católico e a ajuda aos peregrinos. O sucesso foi alcançado pela família real de Nápoles, que em 1333 obteve o direito de residência para a comunidade latina em Jerusalém. 

Em 1342, com a aprovação do Papa Clemente VI, a honra de proteger os lugares santos foi conferida aos franciscanos, presentes na Terra Santa desde 1335. Desde então, os frades franciscanos ocupavam da Capela das Aparições de Jesus Ressuscitado para sua mãe. 
 


O russo Grethenios na época fez referência ao fato de que dentro da igreja, fechada durante todo o ano, com exceção das celebrações pascais e romarias, havia permanentemente um grego, um georgiano, um franciscano, um armênio, um jacobita (Síria) e um padre da Etiópia. 
 


Foi um período de relativa calma: as diversas comunidades cristãs no Santo Sepulcro conseguíam comemorar os serviços de Semana Santa em conjunto, incluindo a procissão do Domingo de Ramos.


Em 1517, o centro de poder no mundo islâmico deslocou da dinastia mameluca no Egito para os otomanos na Turquia. O sultão, que residia em Constantinopla, favoreceu a Igreja Ortodoxa Grega, e isso levou a uma grande quantidade de atrito entre os gregos e os latinos. Um terremoto em 1545 causou o colapso de parte da torre sineira. Dinheiro e intrigas do palácio transformaram a Igreja do Santo Sepulcro em um troféu a ser entregue a quem oferecesse mais.

Entre 1630 e 1637 várias partes da Igreja mudou de mãos mais de seis vezes. Em 1644, os georgianos, incapaz de manter os pagamentos de impostos exigidos, deixaram a igreja e, pouco depois, os etíopes também partiram. Os franciscanos conseguiram adquirir áreas que tinham sido abandonados pelas outras comunidades religiosas. Em 1719, após longas negociações, os franciscanos começaram a restaurar a cúpula do Anástasis.
 

Devido ao seu medo de que os trabalhos seriam interrompidos sem sentido antes da conclusão, mais de 500 trabalhadores foram empregados, vigiados por 300 soldados. A cúpula eo tímpano foram refeitas com janelas cegas, mas os mosaicos, que tinham sido muito danificada, foram perdidos. Os armênios reparado a escadaria para a Capela de Santa Helena, e os gregos derrubaram os níveis inseguros de a torre do sino. A Tumba foi restaurada em 1728.

Um decreto do sultão em 1757 atribuiu aos gregos as igrejas em Belém, o Túmulo da Virgem, e, em conjunto com os latinos, partes da Igreja do Santo Sepulcro. Desde esse tempo não houve mais modificações substanciais na posse dos Lugares Santos.
 

Após a Primeira Guerra Mundial, que viu a derrota da Alemanha e de sua aliada Turquia, a Palestina foi atribuída à Autoridade Britânica. 
 A esperança de que a questão dos lugares sagrados poderia finalmente ser resolvido de forma eqüitativa, uma vez que os britânicos não estavam envolvidos em nenhuma das questões e, portanto, poderia, teoricamente, servir como juízes imparciais entre os contendores, infelizmente, não foi cumprida. 
 
O plano para formar uma comissão que iria analisar os direitos de cada uma das comunidades religiosas foi retirada, e responsabilidade para resolver as controvérsias foi colocado nas mãos do alto comissário britânico para a Palestina, com instruções para fazer cumprir rigorosamente o Status Quo. 
 


No caso de obras urgentes ou restaurações, com base no artigo 13 do Mandato e um regulamento 1929, emitido pelo Departamento de Antiguidades, o governo britânico foi capaz de intervir diretamente. Tais intervenções ocorreram em 1934 e 1939.Após o grande terremoto em 1927, o arquiteto britânico Austen St. Barbe Harrison fez soar o alarme sobre a perigosa instabilidade da igreja e se tivesse reforçado com vigas de ferro e suportes de madeira. 
 


Os franciscanos e os gregos convidaram arquitetos especializados para realizar um novo inquérito que concluiu que as obras de reforço que haviam sido realizadas foram insuficientes para evitar uma catástrofe, e, portanto, outras soluções tiveram de ser encontradas. As três comunidades religiosas, por sua vez, se uniram para realizar reparos aos danos do terremoto: os gregos reconstruídos a expensas próprias, a cúpula do Katholikon, os franciscanos reparado a Capela do Calvário e os armênios, a Capela de Santa Helena.


Durante o período de Hashemita de controle (Jordânia), cristãos e muçulmanos foram capazes de visitar livremente a Cidade Santa e da Igreja, mas não os judeus, pois a cidade velha de Jerusalém estava sob poder jordaniano.

Durante o curso das obras para restaurar o telhado, às 8 horas na quarta-feira 23 de novembro de 1949 um incêndio danificou o telhado da grande cúpula, e o governo em Amã tomou medidas imediatas para repará-lo. 
 
 Um passo decisivo foi dado em 1959 quando as negociações entre os representantes das três principais comunidades religiosas grega, latina e armênia chegaram a um acordo para um projeto importante para restaurar a igreja, e as obras começaram em 1960. Isso também proporcionou a oportunidade de investigar o registro arqueológico em uma série de trincheiras que foram abertas.Os trabalhos arqueológicos foram realizados pelo pai franciscano e arqueólogo do Studium Biblicum Franciscanum, Virgílio Corbo. 
 Por mais de vinte anos Padre Corbo ficou envolvido na descoberta e interpretação cuidadosa dos elementos materiais importantes trazidas à luz pela investigação do edifício , um esforço que culminou em 1982 com a publicação de seu livro "O Santo Sepulcro de Jerusalém", que apresentou a documentação completa sobre a pesquisa arqueológica. 
 

 

Após a chamada Guerra dos Seis Dias em 1967, a igreja do Santo Sepulcro, está sob controle israelense e, ainda hoje, os guardas israelenses supervisionam a tranquila realização da abertura e fechamento da igreja e o fluxo de peregrinos, sobretudo durante a Páscoa Tríduo. 
 


A primeira visita papal para os lugares santos ocorreu em janeiro de 1964, quando Paulo VI pregou diante do túmulo vazio. Três décadas e meia depois, por ocasião do Grande Jubileu do Ano 2000, o bem-aventurado João Paulo II fez duas visitas em um único dia, e em 2009 a comunidade cristã foi capaz de regozijar-se na visita do novo pontífice Bento XVI.  


(Agradeço a indicação do site franciscano ao site da Rome Reports

Um comentário:

antoniocesar disse...

No facebook ARQUEOLOGIA NO CALVÁRIO DE GORDON afirmo que o corpo de Cristo foi oculto em seu interior.
Antônio César Domingues Hedo
acdhedo@hotmail.com