sábado, 19 de maio de 2012

Pesquisa: Podemos Estar Sós no Universo.

-

Bilhões de planetas sem vida? Só nós, na imensidão? Um novo estudo de dois cientistas de Princeton mostra que a idéia de vida fora da Terra pode ser apenas uma ilusão.

Eles sugerem que é muito possível que a Terra seja uma "aberração", onde a vida se formou de forma extraordinariamente rápida em relação ao que acontece em outros planetas.  

"A evidência fóssil sugere que a vida começou muito cedo na história da Terra e isto levou às pessoas a determinar que a vida pode ser bastante comum no universo, porque tudo aconteceu tão rápido aqui, mas o conhecimento sobre a vida na Terra simplesmente não revela muito sobre a probabilidade real de vida em outros planetas ", disseram os astrofísicos de Princeton Edwin Turner e David Spiegel.  

"As informações sobre a probabilidade de vida fora da Terra vieram dos pressupostos usados pelos cientistas, e algumas das conclusões mais otimistas foram baseadas quase inteiramente em tais pressupostos. Se os cientistas começam supondo que as chances de vida existente em outro planeta como acontece na Terra é grande, então os seus resultados serão apresentados de uma forma que suporta essa probabilidade", disse Turner. 

"No nosso trabalho não há qualquer julgamento, mas uma análise dos dados existentes que sugerem que o debate sobre a existência de vida em outros planetas está enquadrada em grande parte pelas suposições prévias dos participantes." 

Joshua Winn, um professor associado de física do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, disse que as dúvidas de Turner e Spiegel são consistentes sobre base para esperar vida extraterrestre. Winn disse que "Spiegel e Turner têm demonstrado que a suposição de vida fora da Terra não resiste a uma análise estatística rigororosa".  

Spiegel e Turner também dizem que o surgimento da vida na Terra pode ser tão distinto que é um barômetro ruim de como pode ocorrer vida em outros planetas.



Eu sou um fã de astronomia, apesar de não conhecer praticamente nada sobre o assunto. E fico assustado com a busca por vida em outros planetas, com o quanto se gasta nisso e com o quanto se discute sobre extra-terrestres que supostamente visitam a Terra.


Aliás, por que o canal History Channel se dedica tanto a discutir ETs? Não é para ser um canal de história com H?


Neste canal se pode a ver as mais esdrúxulas teorias sobre ETs. Na última que vi, o cara estava tentando relacionar a cremação de mortos da Índia com alguma imagem que os ETs teriam deixado na Terra há milênios. Isto sem apresentar nenhuma mínima evidência. Era tudo suposição da mais barata.

Na verdade, eu sempre me lembro de Raul Seixas quando vejo os UFO Hunters (Caçadores de Disco Voadores) da History Channel. Porque Raul Seixas tem uma música, chamada S.O.S Disco Voadort, na qual ele quer que os ETs o levem daqui da Terra. Acho que os caras, assim como Raul, não se contentava com a vida na Terra. Vejam o vídeo abaixo com a música. 








(Agradeço a indicação do artigo sobre o estudo ao site Notes on the Culture Wars)


Nenhum comentário: