terça-feira, 10 de julho de 2012

Dois Físicos do Paquistão: Salam e Khan

-

Um é da seita Ahmadi, seita muçulmana que acredita que Hadrat Mirza Ghulam Ahmad era um profeta muçulmano, mas as leis do Paquistão não consideram que Ahamdis sejam muçulmanos. O outro físico é sim considerado muçulmano. O primeiro recebeu vários prêmios internacionais e prêmio nobel de física por sua participação no estudo das partículas do universo. O segundo ajudou foi o grande responsável pelo programa nuclear paquistanês e confessou que espalhou a tecnologia nuclear para o Irã, a Líbia e a Coréia do Norte.

Qual dos dois vocês acham que é herói no Paquistão? Qual dois está homenageado nos livros dos estudantes do Paquistão? Qual dos dois é o "Salvador do Paquistão"?

Vejam o que diz o jornal The Times of India, traduzo em azul:

O trabalho pioneiro de Abdus Salam, únicopaquistanês laureado com o Nobel, ajudou a levar à descoberta aparente do subatômica "partícula de Deus" na semana passada. Mas o físico não é um herói em casa, onde seu nome foi apagado de manuais escolares. 

Louvor dentro do Paquistão, para Salam, que também orientou os estágios iniciais do programa nuclear do país, desapareceu há décadas, quando os fundamentalistas islâmicos ganharam poder. Ele pertencia à seita Ahmadi, que foi perseguida pelo governo e perseguida por militantes do Taliban que vêem seus membros como hereges. 

Sua situação junto com o de outras minorias religiosas do Paquistão, como muçulmanos xiitas, cristãos e hindus se aprofundou nos últimos anos quando interpretações radicais do Islã ganharam terreno e militantes aumentaram os ataques contra grupos que se opõem. A maioria dos paquistaneses são muçulmanos sunitas.Salam, uma criança prodígio nascida em 1926 em que se tornou o Paquistão depois da divisão da britânica controlada Índia, ganhou mais de uma dúzia de prêmios internacionais e homenagens. Em 1979, ele foi co-vencedor do Prêmio Nobel por seu trabalho no chamado modelo padrão da física de partículas, que teoriza como forças fundamentais governam a dinâmica global do universo. Ele morreu em 1996 . 

A vida de Salam, juntamente com o destino dos 3 milhões de Ahmadis no Paquistão, mudou drasticamente em 1974 quando o Parlamento alterou a Constituição para declarar que os membros da seita não fsão considerados os muçulmanos sob a lei paquistanesa. 

Ahmadis acreditam que seu líder espiritual, Hadrat Mirza Ghulam Ahmad, que morreu em 1908, era um profeta de Deus uma posição rejeitada pelo governo em resposta a um movimento de massa liderado pelos principais partidos islâmicos do Paquistão. O Islã considera Maomé o último profeta e aqueles que posteriormente se declararam profetas como hereges. 

Todos os candidatos passaporte paquistanês deve assinar uma seção dizendo o fundador da fé Ahmadi foi um "impostor" e seus seguidores são "não-muçulmanos." Ahmadis são impedidos por lei no Paquistão para "pose" como os muçulmanos, declaram a sua fé publicamente, chamar seus lugares de culto ou mesquitas realizar o chamado muçulmano à oração. Eles podem ser punidos com prisão e até morte. 

Salam renunciou ao cargo em protesto contra o governo após a alteração constitucional 1974 e, eventualmente, mudou para a Europa para prosseguir o seu trabalho. Na Itália, ele criou um centro para a física teórica para ajudar os físicos do mundo em desenvolvimento. 

Apesar de suas conquistas, o nome de Salam aparece em poucos livros e raramente é mencionado pelos líderes paquistaneses ou pela mídia. Por contraste , o físico, companheiro paquistanês A.Q. Khan, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da bomba nuclear do país e mais tarde confessou a disseminação da tecnologia nuclear ao Irã, Coréia do Norte e Líbia, é considerado um herói nacional. Khan é um muçulmano. 

Funcionários da Quaid-i-Azam University teve de cancelar os planos para Salam para uma palestra sobre sua teoria que ganhou Nobel quando estudantes ativistas islâmicos ameaçaram quebrar as pernas do físico, disse que seu colega Hoodbhoy. 

O presidente que honrou Salam mais tarde viria a intensificar a perseguição dos Ahmadis, para quem a vida no Paquistão cresceu ainda mais precária. Militantes do Taliban atacaram duas mesquitas cheias de Ahmadis em Lahore, em 2010, matando pelo menos 80 pessoas. 

"Muitos Ahmadis receberam cartas de fundamentalistas, desde 2010 os ataques voltaram, e o governo não está fazendo nada", disse Qamar Suleiman, um porta-voz da comunidade Ahmadi. 

Para Salam, nem mesmo a morte o salvou de ser alvejado. 

Hoodbhoy disse que seu corpo foi levado para o Paquistão em 1996 depois que ele morreu em Oxford, Inglaterra, e foi enterrado sob uma lápide que dizia: "Primeiro muçulmano ganhador do Prêmio Nobel." Um juiz local determinou que a palavra "muçulmano" fosse apagada.


 (Agradeço o texto do The Times of India ao site Jihad Watch)

Nenhum comentário: