domingo, 19 de agosto de 2012

".Catholic": Um Investimento do Vaticano


 

Existe uma entidade internacional que assumiu o poder de determinar as extensões dos sites e os IPs dos computadores. Isto é, ela é que determina que Brasil é .br, que Estados Unidos não têm extensão, que as universidades tem extensão .edu, que o comércio tem extensão .com e que os governos são .gov.

Ninguém deu esta autorização, nenhum governo ou a ONU, mas o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) assumiu este poder e o defende na base de que modelos alternativos só trariam muita confusão. Pode ser, mas que é estranho é.

Por que isto chama a atenção agora? Porque o Vaticano pagou US$ 185 mil para o ICANN para ter domínio exclusivo da extensão .catholic. A questão está em debate, mas já tem um forte oponente: Arábia Saudita.

A Arábia Saudita argumenta que muitos cristãos não católicos se dizem "católicos". Os adeptos da Igreja Ortodoxa Oriental  e da Igreja Ortodoxa do Leste se autodenominariam católicos. O jornal The Telegraph,  que deu a notícia, não confirmou a informação, nem eu sabia disso, se é que é verdade.

Além disso, a Arábia Saudita é contra que se crie a extensão .islam, pois há diversas denominações no Islam. Isto certamente é verdade. E também é contra as extensões .gay (porque é ofensivo), .baby (porque estimularia a pornografia) e .pub, que refletiria os bares ingleses. Em suma, a Arábia Saudita quer barrar qualquer coisa, que não possa estar disponível nos sites .sa (de Saudi Arabia).

Estas restrições trazem muita dificuldade dentro do ICANN. Pois é, o ICANN é um tipo de ONU, sofre do mesmo mal, falta de princípios na tentativa de ser universal.

Quanto a tentativa do Vaticano em dominar o .catholic, acho mais fácil os gays conseguirem .gay. Muitas religiões cristãs se sustentam no ódio ao Vaticano, devem reagir, mas quem sabe eu estou errado.



Nenhum comentário: