sábado, 29 de setembro de 2012

O Prêmio Nobel do Vaticano

-

A Fundação Ratzinger lançou em 2010 o Prêmio Ratzinger para estudiosos dedicados a teologia. Muitos chamam o prêmio de Prêmio Nobel da Teologia. O site Vatican Insider disse que o prêmio tem o objetivo de mostrar a gratidão que o papa Bento XVI tem para com importantes teólogos. Esta semana foi anunciado os ganhadores de 2012: Rémi Brague, francês, professor emérito de Filosofia da Universidade de Sorbonne, e Brian Daley, padre jesuíta norte-ameriano, professor d Universidade de Notre Dame.

O site Rome Reports explica o prêmio e os vencedores (traduzo em azul)



Os vencedores do chamado prêmio Ratzinger foram anunciados. Eles incluem o padre americano jesuíta, Brian Daley, que é professor de Notre Dame, e o filósofo francês Remi Brague. O prêmio é considerado o "Nobel" da Teologia.

Os vencedores irão receber pessoalmente o prêmio do Papa em 20 de outubro. No ano passado, o prêmio foi concedido a três teólogos: italiano Manlio Simonetti, Olegário Fernández de Gardedal da Espanha e Maximilian Heim da Alemanha.

Brague, é professor emérito da Sorbonne, em Paris. Elete tem 65 anos é casado e tem quatro filhos. Atualmente, ele ocupa a cadeira "Romano Guardini". Brague tem ministrado cursos nos EUA, Munique, Milão e na Universidade de Navarra, Espanha.

CARD. Camillo Ruini
"Do meu ponto de vista Rémi Brague é um verdadeiro filósofo e também um grande historiador do pensamento e da cultura. Ele traz teoria e história e os amarra juntamente com a fé cristã e católica, profundamente e sem reservas. "

O outro vencedor, teólogo Brian Daley tem de 72 anos de idade. Ele fez uma extensa pesquisa sobre a teologia dogmática, por se aprofundar nos escritos dos padres da Igreja. Por 18 anos, ele ensinou teologia em Cambridge, Massachusetts e da Universidade de Notre Dame.

CARD. Camillo Ruini
"Brian E. Daley é, portanto, um grande historiador da teologia patrística, mas também um homem que está totalmente comprometido com a missão da Igreja, de modo exemplar o seu rigor científico encontra a sua paixão pelo Evangelho".

Este prêmio é concedido pela Fundação Joseph Ratzinger, que reconhece as carreiras e as contribuições científicas dos teólogos. Além do reconhecimento, cada vencedor também recebe 50.000 euros. Curiosamente, os organizadores dizem que os futuros vencedores poderiam incluir teólogos não católicos.


Abaixo, dois livros dos vencedores.





Fiquei muito impressionado com uma entrevista de Rémi Brague, e já comprei o livro dele acima. O padre Daley me impressiona pela profundidade de conhecimento dos fundadores do pensamento da Igreja.


Nenhum comentário: