segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Paralimpíadas não são uma Competição Justa

-

Eu concordo com ele, mas Oscar Pistorius deveria ser a última pessoa do mundo a dizer isso. Ele perdeu ontem para o brasileiro Alan Oliveira nos últimos metros e reclamou muito,  reclamou de tudo.

Numa entrevista após a corrida divulgada pelo jornal The Telegraph, Pitorius disse:

"Nós não estamos correndo uma corrida justa aquiOs regulamentos permitem que você fique mais alto (usando diferentes aparelhos para correr). Eu acho que Alan é um atleta incrível, mas não se consegue vender em oito metros do fim. Nós sabíamos que isto ia acontecer (uso de aparelhos diferentes) por cerca de um mês. Mas nada foi feito a respeito. Acredito na justiça do esporte, eu acho que deve-se usar o cumprimento certo. Se você olhar os vídeos do ano passado, Alan era menor do que eu, mas agora ele está mais alto. Eu acho que eles são grandes atletas, mas é claro que esses caras têm passos muito longos. "

Realmente pela foto acima vemos que Alan usa diferente aparelho para as pernas, mas espere um pouco, o cara que correu também as Olimpíadas contra colegas que nem usavam seu aparelho está reclamando de colegas que usaram um aparelho diferente do dele?

Além disso, será que devemos proibir Usian Bolt porque ele tem passos muito longos?

Se Pistorius tivesse ganho, ele teria reclamado?

Nas Olimpíadas se faz um grande esforço para que os atletas disputem em igualdade de condições, gasta-se bilhões de dinheiro para evitar o doping, atletas perdem medalhas por trapacear, por usar de artimanhas para vencer. Como se faz isso nas Paralimpíadas?

Na semana passada, eu vi uma competição de natação em que todos os atletas tinham deficiências diferentes, um deles inclusive largou da piscina, enquanto os outros pulavam.

Eu entendo que as Paralimpíadas são um evento muito importante como um sinal de que o ser humano deve procurar avançar mesmo com as restrições de suas deficiências, afinal todos nós temos deficiências. Mas também acho que o ser humano deve respeitar limites, a humildade para mim é um dos principais qualidades do homem. Devemos aceitar nossas deficiências também. Não acho que as Paralimpíadas devam ter o mesmo espírito competitivo dos jogos olimpícos.

A vitória nas Paralimpíadas é uma vitória pessoal não contra os outros.

Ontem eu vi no Fantástico que o ser humano inventou uma cadeira de rodas que permite a deficientes físicos mergulhar no oceano. Realmente fabulosa invenção, vamos aprimorá-la.

Nenhum comentário: