sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dois tipos de Católicos: Pôncio Pilatos e Ryan

-

Ontem ocorreu o debate enre os candidatos a vice-presidente nos Estados Unidos. Como lembrou a mediadora do debate, pela primeira vez temos dois católicos concorrendo.  A mediadora fez esta introdução para perguntar sobre aborto.

O candidado Paul Ryan disse que sua fé determina o que ele é em tudo e que ele defende a vida sempre, mas que a posição de sua chapa é que o aborto seja permitido em caso de estupro e de risco de morte da mãe. O atual vice-presidente Joe Biden em seguida disse que como católico acredita que a vida nasce na concepção, mas que não quer impor isto nos outros, por isso é pró-aborto na polítca.

Para mim, a resposta de Ryan não é perfeita, faltou lembrar que assim como a vida e por causa dela, os direitos humanos já existem na concepção (não se pode matar uma pessoa). Mas quando eu vi a resposta de Biden que repete a lógica do católico John Kennedy (falei disso aqui no blog) pensei: "Paul Ryan podia lembrar que ele está impondo o aborto a todos, ao invés da vida".

Ryan chegou a lembrar que a administração Obama está sendo processada pela Igreja Católica por querer impor o apoio ao aborto nas instituições católicas, mas acho que ele poderia ter feito um ataque mais direto na lógica estúpida de Biden.

O blog Canterbury Tales do Dr. Taylor Marshall fez uma analogia perfeita. Relacionou a posição de Biden com a de Pôncio Pilatos. Assim, como Pilatos que disse: "eu acho que você, Jesus, é inocente, mas eu não vou impor isso no povo". Biden disse: "eu acho que todos merecem a vida, mas eu não vou impor isto". Sensacional. Aliás, Marshall também lembra que a resposta de Biden é uma lição para os padres, eles precisam trabalhar mais para que católicos não pensem como ele. Muito bem.

Os sites e blogs em geral dizem que Ryan venceu o debate. A CNN diz que foi 48% para Ryan e 44% para Biden e CNBC disse que Ryan venceu de 56% a 36%. Biden perdeu infelizmente não porque respondeu sobre aborto de forma estúpida, mas porque passou o debate inteiro rindo de Ryan, fazendo pouco do outro candidato.

Aliás, o Partido Republicano em menos de uma hora após o debate já preparou um vídeo criticando a postura de Biden no debate. O vídeo mostra Biden rindo quando Ryan fala da crise econômica e pergunta no final: "ele está rindo, e você?" Vejam abaixo:


Segundo alguns sites, Biden interrompeu Ryan, rindo e falando, mais de 80 vezes. Isto me incomodou muito quando eu assistia ao debate, e aconteceu o mesmo com muitas pessoas, pois este é o principal comentário que tenho lido sobre o debate de ontem.

Mesmo assim, como diz o blog Creative Minority Report, Biden ainda foi melhor que Obama, para vocês verem quão ruim foi Obama no debate dele com Mitt Romney (que comentei aqui e aqui)


(Agradeço as pesquisas da CNN e da CNBC ao site Weasel Zippers e o vídeo do Partido Republicano ao site The American Catholic)

Nenhum comentário: