terça-feira, 23 de outubro de 2012

O Filme: A Caça a Osama bin Laden

-

No dia 4 de novembro, o canal National Geographic irá exibir o filme Seal Team Six: The Raid on Osama Bin Laden (que poderia ser traduzido por Seal Team Seis: A Caça a Osama Bin Laden). O canal está sofrendo várias ameaças de muçulmanos por causa da exibição do filme e também muitos está acusando os produtores do filme de querer ajudar Obama, pois o filme será lançado dois antes das eleições.

A morte de Osama Bin Laden, apesar de ser fruto de anos de investimentos em inteligência muitos antes de Obama chegar ao poder, é usada como o grande feito do presidente americano.

O jornal Daily Mail lembra que produtor do filme, Harvey Weinstein, é um grande defensor de Obama. Inclusive fez uma jantar para arrecadar dinheiro para a campanha de Obama.

Bom, acho que o filme pode sim ajudar Obama, mas talvez as pessoas saiam mais impressionadas com a performance do Seal Team VI (grupo anti-terrorista das forças armadas americanas) que matou Bin Laden.

Abaixo, vai um trailer do filme.




Ontem, foi o último debate presidencial entre Obama e Romney. Quem ganhou? Bom, para mim, assim como para o historiador Tim Stanley, Romney ganhou disparado. Obama parece um menino na frente de Romney.

Mas o que as pesquisas dizem? A da CNN apontou que Obama ganhou por 48 a 40, com 4,5 de margem de erro. Isto dá um empate na margem de erro.

Não vi nenhuma pesquisa de opinião dizendo que Romney ganhou, mas vi uma interessante no site Creative Minority Report mostrando que Obama ganhou, mas que Romney conseguiu convencer mais os eleitores a mudar o voto, e votar nele. Como é que pode? Não sei. Os caras que fazem as pesquisas que se expliquem.

Nos Estados Unidos, é bem mais complexo fazer pesquisa pois há realmente a existência de partidos ideologicamente diferentes. Isto, por outro lado, torna bem mais fácil distorcer a pesquisa, basta pesquisar entre partidários de um partido ou de outro.

Em geral, no entanto, mesmo defensores de Obama, estão dizendo que o debate não mudará a luta pela presidência. Isto é mesmo que dizer que o debate ajuda Romney, pois ele está na frente das pesquisas por uma pequena margem. Mas como nos Estados Unidos, a eleição é dada por uma divisão desproporcional entre os estados, está muito complicado prever quem ganhará as eleições.


(Agradeço a indicação do texto do Daily Mail ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: