sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Voto como Exercício de Julgamento Moral

-

Na semana passada, saiu uma pesquisa nos Estados Unidos dizendo que os católicos apóiam mais Obama do que Romney, apesar da briga aberta nos tribunais entre a Igreja e a administração Obama. A Igreja Católica luta na justiça pela liberdade religiosa contra a administração Obama.

A resposta para esta discrepância é muito simples. Enquanto existirem pessoas que se dizem católicas como a ex-presidente da Câmara nos EUA, Nancy Pelosi, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, mas defendem o aborto, o casamento gay e a eutanásia, haverá esta discrepância. Na verdade, elas não são católicas, ninguém que defenda o aborto e o casamento gay pode ser. O aborto destrói o principal valor da Igreja, a vida, e o casamento gay ataca a família, base de toda a sociedade, valor revelado na Sagrada Família.

Qualquer pesquisa que procure saber o que os católicos pensam deveria ser filtrada para saber se a pessoa é ou não contra o aborto, é ou não contra o casamento gay. Além disso, muitos que se dizem católicos, nem frequentam missas.Se não fizerem isso, a pesquisa, para mim, não vale nada.

Para reforçar a importância da defesa dos princípios da Igreja Católica, a Igreja, nos Estados Unidos lançou um texto que orienta sobre os principais valores dos católicos, para que neles os católicos decidam em quem votar. O texto se chama Forming Consciences for Faithful Citizenship. E serve não apenas para os católicos americanos, como para todos os católicos do mundo, como aqueles que irão votar nas eleições de domingo no Brasil.

Interessante é que o Cardeal Dolan, que também é presidente da USCCB (a CNBB dos Estados Unidos), fez um resumo do texto, enquanto se prepara para ir à Roma para um sínodo de bispos. Destaco que o cardeal, assim como o texto. não apenas falou sobre aborto, eutanásia e casamento gay, como ações que devem ser negadas pelos católicos, mas também sobre os riscos de uma elevada dívida pública que prejudica as futuras gerações. 

Além disso, Dolan lembra o conflito jurídico entre a Igreja e Obama  em defesa da liberdade religiosa.


Vou traduzir abaixo em azul parte do que disse o Cardeal Dolan (para ler o texto original completo clique aqui).

Antes de partir para Roma amanhã, para  a reunião de todos os meses do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, eu queria compartilhar alguns pensamentos com vocês no dia de São Francisco de Assis. 

São Francisco era um homem completamente inesperado: de repente, aparentemente do nada, veio uma figura única, talvez o santo mais semelhante a Cristo em dois milênios de história cristã, amado por povos em todo o mundo de todos os credos ou por nenhum. Que um São Francisco pode acontecer é um lembrete de que Deus é cheio de surpresas, pois foi Deus quem levantou esta singularmente Cristo como figura- e que a história muitas vezes leva voltas inesperadas. 

Os americanos que têm fé em Deus e em Seu Filho, Jesus, e veneram santos como Francisco, também encontram-se no meio do mundo, e valorizam a nossa liberdade para levar o ensinamento de Jesus, que ouvimos tanto na Boa Nova proclamada na Bíblia como na vida de Francisco, para a praça pública e para o processo político. 

Nós certamente temos sidos lembrados que nos  últimos 10 meses a comunidade religiosa nos Estados Unidos está envolvida em um grande conflito com a administração Obama em defesa da liberdade religiosa, a nossa "mais importante liberdade e mais querida." Eu sou profundamente grato ao povo católico dos Estados Unidos, meus irmãos bispos e sacerdotes, aos homens e mulheres de todos os credos ou nenhum, que aceitam este desafio, e para a realização plena da liberdade religiosa. Nesta defesa, nós lutamos por cada homem e mulher de consciência, nós não buscamos favores especiais, mas nós insistimos que os direitos inalienáveis ​​da religião sejam respeitados e honrados na lei e na prática da legislação federal. 

No documento "Formando as consciências para a Cidadania Fiel", publicado pelos bispos dos Estados Unidos, somos lembrados de que, "na tradição católica, cidadania responsável é uma virtude, e participação na vida política é uma obrigação moral. Esta obrigação está enraizada em nosso compromisso batismal de seguir Jesus Cristo e dar testemunho cristão em tudo o que fazemos. "E assim, antes de partir para Roma, eu quero compartilhar com vocês algumas das preocupações que eu vou levar comigo para o túmulos dos apóstolos, SS. Pedro e Paulo, e para Assis, a cidade de São Francisco. 

Estou preocupado com uma cultura que se tornou cada vez mais insensível sobre a licença aborto, e um sistema jurídico que oferece mais proteção a espécies ameaçadas de plantas e animais do que para os bebês ainda não nascidos, que considera a gravidez uma doença, que interpreta "atenção integral à saúde" de tal forma que ele pode ser usada para pôr em risco a vida do bebé no útero (e, note-se, para excluir o imigrante indocumentado também). Estou preocupado, bem como para com os enfermos e idosos que estão chegando ao fim da vida, que eles não vão ser tratados com a dignidade, respeito e compaixão que lhes é devido, mas sim serem incentivados a procurar uma morte precipitada antes de se tornarem segundo alguns, "um fardo para a sociedade." 

Eu estou preocupado que podem estar reduzindo a liberdade religiosa para uma espécie de direito à privacidade para atividades recreativas, reduzindo a prática da religião a um passatempo do sábado, em vez de uma força que deve guiar nossas ações públicas, como Michelle Obama observou recentemente, de segunda a sexta-feira . 

Eu estou preocupado com a possibilidade de esta geração deixar uma montanha de dívida impagável para seus filhos e netos, cujo futuro econômico será marcada pelos valores do orçamento federal absorvida pelo serviço da dívida.Estou tenso com as alegações de que os pedidos de uma sociedade fiscalmente responsável são feitos por pessoas que não se preocupam com os pobres. Nos problemas orçamentários, devemos tratá-los com respeito e dignidade como pessoas com potencial e criatividade; muitas vezes estamos mais dispostos a cortar programas que ajudam os doentes, os nossos idosos, os famintos e desabrigados, do que os gastos com mísseis.Preocupa-me que cada vez mais as eleições se assemelham a reality shows, em vez de exercícios de diálogo democrático sério. 

Estou incomodado que estamos perdendo de vista do voto como um exercício de julgamento moral, em que as questões especialmente prioritárias, como a proteção da vida por nascer, deve pesar sobre nossas consciências quando tomamos nossas decisões políticas.Estou preocupado com as tentativas de redefinir o casamento, e de rotular como "intolerantes" aqueles que promovem o casamento tradicional, a definição de casamento dada por Deus.

Estou ansioso que não consigo ter um debate racional sobre a política de imigração, e que não podemos encontrar uma maneira de combinar a tradição esplêndida da América de hospitalidade do estrangeiro com o respeito pelo Estado de direito, sempre tratando o imigrante como um filho de Deus, e nunca propositadamente dividindo uma família. 

Eu estou preocupado com a perseguição de pessoas de fé em todo o mundo, especialmente com o ódio contra os cristãos em uma inclinação perigosa, e a preferência por ataques violentos contra inocentes em vez do diálogo como o caminho para a paz mundial. 

Espero que muitos de vocês compartilhem essas preocupações. Como diz o Cidadania Fiel: "O nosso foco não é sobre filiação partidária, ideologia, economia, ou até mesmo competência e capacidade para desempenhar as suas funções, tão importantes quantosejam essas questões. Em vez disso, concentramo-nos no que protege ou ameaça a vida e a dignidade humana." Enquanto você considera essas preocupações, eu estarei orando por você em Roma, que o humilde, alegre pobrezinho de Assis interceda por nós, e que Maria Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos Estados e estrela da Nova Evangelização, inspire em nós sabedoria, coragem e prudência.


Que o texto de Dolan sirva para as eleições de domingo no Brasil. Apesar de eu achar que nós brasileiros muitas vezes não temos a opção de sermos católicos nos nossos votos. Não há candidatos que defendam abertamente o que a Igreja defende.

(Agradeço o texto ao blog Whispers in the Loggia)

Nenhum comentário: