domingo, 19 de maio de 2013

A Pedofilia na Igreja e nas outras Instituições. E como isto pode converter pessoas para a Igreja.


Jennifer Fulwiler (foto acima) escreveu um ótimo texto, explicando por que os casos de pedofilia na Igreja fez foi aumentar a fé na Igreja Católica. Achei o texto bem interessante, porque muita gente que não sabe nada nem sobre os casos de pedofilia, nem sobre a Igreja Católica costuma usar os casos para atacar a Igreja. Eu já falei aqui várias vezes do tema, como aqui (sobre os casos de pedofilia nos Estados Unidos), aqui (os casos de Hollywood), e aqui.

Jennifer prova o que disse Chesterton: "o primeiro passo para se converter para a Igreja Católica é procurar ser justo com ela".

Aqui vai a tradução do texto de Jennifer (estou em viagem, então a tradução que fiz aqui pode estar bem ruim. Reforçando o aviso que pus há muito tempo do lado direito do blog):

Por que os Escândalos Sexuais da Igreja Aumentaram minha Fé na Igreja

Quando as pessoas ouviram que eu e meu marido começávamos a entrar para o catolicismo em 2005, uma das primeiras perguntas que muitas vezes perguntavam era: "E os escândalos de abuso sexual? Isto não faz com que vocês se afastem da Igreja? " 
Eles ficavam surpresos quando eu informava que a resposta era não, na verdade, os escândalos e a cobertura negativa da mídia, na verdade, aumentavam a minha fé na Igreja. Aqui está o porquê:


Obtendo os fatos

Uma das primeiras coisas que fiz foi olhar para os números por trás dos casos de abuso sexual. Eu estava indo para uma instituição que estava cheio de predadores sexuais, como a mídia quer que eu acredite? Fiquei chocada ao descobrir que, mesmo por estimativas da maioria das organizações anti-católicas, apenas cerca de 2 por cento dos sacerdotes católicos tinham sido acusados de má conduta sexual. E, certamente, os encobrimentos por membros da hierarquia eram deploráveis, mas minha pesquisa me levou a ver que isso era comum em todas as organizações, e não apenas na Igreja. Para listar apenas um dos muitos exemplos, em Washington, havia 159 técnicos acusados ​​de má conduta sexual com menores de idade ao longo de um período de 10 anos. Noventa e oito deles continuavam a treinar ou ensinar. E como é que as hierarquias escolares responderam? Para citar este artigo:

    
"Quando confrontados com queixas contra treinadores, funcionários da escola, muitas vezes não investigavam e, por vezes ignoravam uma lei obrigando-os a denunciar suspeitas de abuso à polícia. Muitas vezes, eles desconsideraram uma lei estadual obrigando-os a denunciar má conduta para o escritório estadual de ensino.

    
Mesmo depois de serem pegos, muitos homens foram autorizados a continuar treinando porque os administradores da escola prometeram manter em segredo os registros disciplinares se os treinadores simplesmente saíssem. Alguns distritos pagaram dezenas de milhares de dólares para que os treinadores saíssem.
Outros distritos contrataram treinadores que conheciam que tinham registros de má conduta sexual ". 


Em outro exemplo, Carol Shakeshaft e Audrey Cohan olharam para 225 casos de abuso por parte de educadores em New York City. Shakeshaft relatou:
 

    "Todos os acusados ​​de abuso sexual admitiram o abuso, mas nenhum dos agressores foi denunciado às autoridades, e apenas 1 por cento perdeu sua licença para ensinar. Apenas 35 por cento sofreram consequências negativas de qualquer tipo, e 39 por cento optaram por deixar a sua distrito escolar, a maioria com recomendações positivas. Alguns tiveram aposentadoria antecipada. " 

Eu poderia continuar, mas você entendeu. Depois de investigar o assunto, descobri que, infelizmente, não há nada diferente acontecendo na Igreja Católica do que em qualquer organização onde os homens estão em contato com as crianças, e isso é um fato infeliz da natureza humana, e não algo único dentro da Igreja - que as pessoas na hierarquia tendem a olhar para o outro lado quando se trata de má conduta por parte das pessoas que se reportam a eles. 

No entanto, ao contrário dos treinadores ou os professores, o clero católico deveriam ser homens de Deus. O que devemos fazer com ele quando ainda cometem atrocidades como o abuso sexual? 

Analisando esta pergunta foi uma das principais coisas que me levou a decidir se tornar católico. 

Entendimento que guia a Igreja

 

Enquanto eu estava pesquisando sobre o catolicismo, eu parecia estar cercada pela mensagem de que a hierarquia católica era corrupta até a medula. Não foram só as histórias negativas sobre a Igreja por toda a mídia, mas algumas biografias históricas de tempos e lugares que eram fortemente católicos, e muitos desses livros dão a impressão de que cada bispo que viveu sempre teve uma harém pessoal e que roubou os pobres. Eu sabia que estes livros que exageravam um monte de más ações e equeciam todos as incríveis padres, bispos e papas ao longo dos tempos que irradiaram o amor de Cristo. No entanto, estar rodeado de toda essa negatividade me lembra nem todos os católicos são santos, e que, por vezes, até mesmo as pessoas na hierarquia fazer coisas ruins. 

Eu me encontrei em um lugar estranho: por um lado, eu fiquei encantada com a sabedoria que eu tinha encontrado nesta Igreja. A leitura das grandes obras da teologia católica deixou-me sentir como se eu tivesse descoberto o manual para a vida humana, a visão de mundo católica era como o top box que fez todas as peças do puzzle da experiência humana se juntam em um todo coerente. No Catecismo eu vi um código moral sem costura, perfeitamente consistente que era tão atraente como era absurdo, e quando eu tentei segui-lo, encontrei uma paz e alegria que eu nunca tinha visto antes. 
No entanto, por outro lado, eu tinha todos esses lembretes de que os católicos são pecadores também, às vezes, que, de fato, até mesmo os seus líderes não estão isentos de cometer algum dos pecados mais deploráveis ​​conhecidos pelo homem. 

Foi quando essas duas coisas colidiram que eu percebi: eu não acho que as pessoas podem fazer isso por conta própria. 

Ironicamente, quanto mais a cultura tentei pintar a Igreja Católica tão cheio de pessoas pecadoras, mais me convencia da verdade da Igreja. Eu não acredito que  pessoas comuns podiam chegar a um conjunto de ensinamentos que continha sabedoria incomparável; mantê-los de forma consistente em todos os tempos e lugares, mesmo apesar de uma pressão tremenda, e, em seguida, manter tudo indo por dois mil anos. E mesmo se a mídia estava certa de que o sacerdócio e episcopado estavam cheios de pessoas corruptas e imorais, isto apenas  torna a situação mais inexplicável em termos puramente humanos. 

Em suma, eu vi algo divino aqui. 

A Igreja Católica afirmou o tempo todo que esta é uma instituição "guiada por" Deus, por assim dizer. Foi fundada por Jesus Cristo, e não seres humanos, e uma força divina continua a guiá-la até hoje.

Assim como fez com a Sagrada Escritura, Deus usa pessoas imperfeitas para proclamar sua perfeita verdade. É uma reivindicação louca, particularmente difícil acreditar nesta época, quando o materialismo ateu domina a cultura. Mas eu acho que as representações negativas constantes dos católicos na cultura popular pode ser uma benção para a nossa fé neste departamento. Porque cada vez que o mundo nos lembra que nossa natureza não é melhor do que a dos outros, é um lembrete de que a nossa Igreja, seus sacramentos, e seus ensinamentos não poderiam existir sem que alguém nos ajudasse.

Um comentário:

Rodrigo Adem disse...

Uma denúncia corajosa: http://www.youtube.com/watch?v=QphFnMLpYL8