sábado, 13 de julho de 2013

No Último Momento, Morsi disse que Obama o Defenderia e que a Irmandade Muçulmana iria pôr fogo nas ruas.


Foi publicado a última conversa entre o general do exército, Abdel al-Sisi e o ex-presidente do Egito, Muhammad Morsi, quando o general anuncia que Morsi não é mais líder do Egito e está preso.

A publicação foi feita pelo jornal egípcio El  Watan. O jornal disse que foi permitido a um jornalista tomar nota da conversa entre Sisi e Morsi, o jornalista ficou na sala ao lado e testemunhou a conversa por meio de uma TV.

A conversa foi traduzida para o inglês por Raymond Ibrahim.

Foi traduzi-la aqui para o Português.

Morsi: Qual é a posição dos militares sobre o que está acontecendo? Será que só vai ficar assistindo? Não deveria proteger a legitimidade? 

Sisi: Que legitimidade? O exército inteiro está com a vontade do povo, e a esmagadora maioria do povo, de acordo com relatos documentados, não quer você. 

Morsi: Meus partidários são muitos e eles não vão ficar em silêncio. 

Sisi: O exército não permitirá que ninguém destrua a nação, não importa o que aconteça. 

Morsi: E se eu não quiser ir? 

Sisi: O assunto está resolvido e já não depende de você. Tente sair com  dignidade e diga àqueles a quem você chama apoiadores para voltar para suas casas, a fim de evitar derramamento de sangue, em vez de ameaçar as pessoas com eles.

Morsi: Mas essa forma, será um golpe militar, e os Estados Unidos não vão deixar você em paz. 

Sisi: O povo é a nossa preocupação, não os Estados Unidos. E como você começou a falar desta maneira, eu vou falar com você abertamente. Temos provas para condená-lo e condenar muitos funcionários públicos de comprometer a segurança nacional do Egito. O Judiciário vai ter a palavra e todos vocês serão julgados na frente de todo o povo. 

Morsi: Ok, você pode me permite fazer alguns telefonemas e depois vou decidir o que fazer? 

Sisi: Você não tem permissão, mas podemos deixá-lo conversar com sua família apenas. 

Morsi: Estou preso ou o quê? 

Sisi: Você está preso a partir deste momento. 

Morsi: Não acho que a Irmandade Muçulmana vai permitir que eu saia. Eles vão colocar o mundo em chamas. 

Sisi: Se eles tentarem algo, terão a reação do exército. Quem quer que entre eles queira viver em paz, será mais do que bem-vindo, caso contrário, [se tentar qualquer coisa] não vamos permitir. Nós não singularizamos ninguém, e a Irmandade é do povo egípcio, então não tente usá-la como combustível para a sua guerra nojenta. Se você realmente os ama, deixe o cargo e diga para eles irem para casa. 

Morsi: De qualquer forma, eu não estou indo, e as pessoas de fora do Egito estão todos comigo, e meus apoiadores não me abandonarão. 

Sisi: De qualquer forma, eu o aconselhei.Morsi: Ok, mas tome cuidado, sou a pessoa que lhe deu o cargo de ministro e posso removê-lo.Sisi: Eu me tornei ministro da Defesa, devido à vontade dos militares e não sua, e você sabe muito bem disso. Além disso, você não pode me remover, você já não tem qualquer legitimidade. 

Morsi: Ok, se eu concordar em ser removido, você me permite viajar para o exterior e promete não me prender? 

Sisi: Eu não posso oferecer-lhe essas promessas. É a justiça que irá dar o veredicto. 

Morsi: Ok, se esse for o caso, vou fazer guerra, e vamos ver o que vai prevalecer no final. 

Sisi: Naturalmente o povo vai ganhar.

 ----

Bom, eu achei o relato da conversa muito "clean", perfeito demais para ilustrar a ocasião, deve ter passado por cortes e censuras, para passar a mensagem do exército, mas acredito que deva ter um fundo de verdade. Morsi certamente iria apelar para a Irmandade Muçulmana e para Obama (que tanto lhe deu apoio e agora não sabe o que faz depois que o povo foi para as ruas pedir a saída de Morsi) e Sisi iria responder que o povo está do lado do exército.



(Agradeço a indicação do El Watan ao site Jihad Watch)

2 comentários:

avmss disse...

Pedro, o que vou escrever não tem a ver com esse post. Tem no youtube, um vídeo fazendo uma introdução ao Distributismo:
http://www.youtube.com/watch?v=yMbQd12_U2c
O canal no youtube deles é muito bom, têm também esse site:
http://www.formacaopolitica.com.br/

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, meu amigo.

Você deve saber que eu uso outro blog para assuntos relacionados ao Distributismo:

http://bloco11cela18.blogspot.com.br/

Por vezes, quando o uso tem interface com o Thyself, O Lord, eu coloco nos dois blogs, mas são raros.

Vou checar o que você enviou. Muito obrigado, me interesso muito por Distributismo. Planejo escrevo algo no futuro sobre isso.

Abraço,
Pedro Erik