segunda-feira, 19 de agosto de 2013

ONU e New York Times Confessam: Um odeia judeus e o outro é esquerdista


Sei, sei, vocês vão dizer: Pedro, isto todo mundo já sabe. Mas não custa arquivar estas confissões feitas na mesma semana.

Primeiro a ONU.

O chefe da ONU (secretário-geral) Ban Ki-moon se encontrou com estudantes em Israel. Um dos estudantes disse a ele que Israel se sentia discriminado na ONU. Ban confirmou que há realmente um viés contra Israel e que isto era "uma situação infeliz", que "Israrl deveria ser tratado igualmente, como qualquer outro membro da ONU"

Agora o New York Times, jornal preferido dos jornalistas brasileiros.

A editora do New York Times, Margaret Sullivan, admiitu em entrevista que o jornal é esquerdista.

Aqui vai a tradução da pergunta e da resposta:

LIPMAM (entrevistador): Então, vamos direto ao ponto. A crítica mais gritante que muitas vezes ouvimos sobre "The New York Times" - Eu não sei se é a mais frequente, mas é certamente é a mais gritante - é que o jornal tem um viés esquerdista. Não é?

SULLIVAN: Bem, alguns de meus antecessores tiveram que lidar com esta crítica. Na verdade, Daniel Okrent, o primeiro editor, uma vez escreveu uma coluna - e eu acho que o título disse algo como "O 'New York Times' é Esquerdista?"

E sua resposta, claro ue é. E ele foi a partir daí. Quero dizer que é, obviamente, algo que as pessoas sentem sobre "The Times", e eu acho que talvez a melhor maneira de pensar sobre isso é que "O New York Times", reflete seus leitores, a sua comunidade. É um jornal urbano, é um jornal de Nova York. Quero dizer que é uma crítica razoável, eu acho.

LIPMAN: Então é um jornal esquerdista?

SULLIVAN: A resposta é um sim qualificado, mas é um sim.
Bom, eu pensei que o jornal New York Times se orgulhava de ser um jornal internacional, de ser lido pelo mundo todo, mas pela editora o jornal se sente barrista, mesmo sendo da cidade mais cosmopolita do mundo. Quanta estupidez!

(Agradeço as confissões ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: