domingo, 8 de junho de 2014

Fotos do Encontro entre Francisco, Peres e Abbas


Acabo de assistir ao vivo toda a cerimônia de oração pela paz entre judeus, muçulmanos e cristãos, nos jardins do Vaticano, pelo site da Rome Reports.

Vou dar minhas impressões sem ler qualquer avaliação.

O que eu achei? Resposta inicial: não sei dizer muito, pelo simples fato de que não entendo árabe, nem hebraico. Parece-me que a cerimônia correu tranqüila sem incidentes aparentes. Mas o mais importante é o que foi dito nas orações, mas isralenses falaram em hebraico e muçulmanos em árabe.

Pelas imagens, pareceu-me que o encontro foi amistoso, mas achei a postura de Mahmoud Abbas durante as orações um pouco desreipeitosa, ele nunca seguia o livrinho e a linguagem do corpo dele dizia que queria ir embora. O Papa passou o tempo todo lendo o livrinho.

Pelo o que entendi do italiano (que reconheço algumas palavras) e inglês (que entendo bem) é que o Papa e Shimon Peres disseram que é preciso coragem para a paz. As orações dos cristãos, foram em geral pedindo a Deus e Jesus Cristo (o Papa citou Nossa Senhora) que trouxesse paz aos israelenses e palestinos e ao Oriente Médio. Não entendi nada do discurso de Abbas (ele falou completamente em árabe, enquanto Peres falou em inglês em alguns pedaços).

Repito o que eu disse no post anterior: rezou-se para Alá pela primeira vez no Vaticano.

Resultado: encontro agradável. Impacto na paz? Só Deus sabe, mas não espero nada relevante. Pois como já disse no post anterior Peres não manda em nada e vai deixar o cargo em julho e o histórico de Abbas é péssimo.

Vejamos as fotos que tirei do vídeo do Rome Reports:

































Nenhum comentário: