sexta-feira, 1 de agosto de 2014

É o Medo ou o Prazer que Domina o Mundo? Orwell vs Huxley


O que será que pode destruir os humanos, torná-los máquinas, o medo ou o prazer? As pessoas de hoje sofrem mais com medo da repressão política/religiosa ou perdem suas dignidades no endonismo, nos selfies, internet e sexos desvairados?

Bom, eu acho que se a pessoa não escolher servir a Deus no mundo, ou servirá a um Estado ou servirá a um deus que lhe dá prazer (dinheiro, sexo, drogas...). Então, ou você cai em George Orwell ou cai em Aldous Huxley.

O problema é que há religiões e religiões. Por exemplo, servir ao Islã é servir a um Estado, pois o Islã prega a felicidade terrena com a dominação total do Islã e o estado islâmico segue a lei teocrática. Estado e religião são uma coisa só no Islã.

Por outro lado, muitas religiões pagãs e mesmo cristãs acabam buscando o prazer, o conformismo, a adaptação ao mundano, a alienação da Verdade em Cristo.

Abaixo, uma ilustração fantástica do livro Amusing Ourselves to Death, de Neil Postman, no qual ele compara as visões de futuro de Aldous Huxley e seu livro "Admirável Mundo Novo" com George Orwell com o seu livro "1984".

O livro de Postman é de 1985, vai fazer 30 anos no próximo ano. Eu fui colocar o nome do livro no Google e achei até disponível de graça em pdf. Mas não acho muito adequado que se faça download de livros sem que o autor receba pelo o que escreveu. Comprem na Amazon.

Eu vou colocar as ilustrações, traduzido o argumento de cada ilustração (em azul).

1. George Orwell temia aqueles que baniriam os livros

2. O que Huxley tinha medo era que não houvesse nenhuma razão para banir os livros, porque ninguém iria querer lê-los.



4. Orwell temia aqueles que controlariam as informações.



5. Huxley temia aqueles que dariam tanto, que fariam as pessoas ficarem passivas e egoístas.

6. Orwell temia que a divulgação da verdade fosse negada para nós.

7. Huxley temia que a verdade fosse jogada em um mar de irrelevância.



8. Orwell temia que nós nos tornássemos cativos da cultura oficial.

9. Huxley temia que os libertários e racionalistas, que são preocupados em se opor às tiranias, não levassem em conta o apetite infinito das pessoas por distração.



10. Em "1984", as pessoas são controladas pelo medo. Em "Admirável Mundo Novo", as pessoas são controladas pela necessidade de prazer.

11. Em resumo, Orwell temia que o que tememos iria nos ameaçar. Huxley temia que aquilo que amamos iria nos ameaçar (Todas as palavras foram retiradas do livro Amusing Ourselves to Death, de Neil Postman)

--
Muito bom, para reflexão.

Interessante é lembrar do Utilitarismo, que, de forma elitista e idiota, transformou a moral em apenas dor e prazer.

(Agradeço as ilustrações ao site Zero Hedge)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente, Pedro. Eu não havia refletido sobre essa diferença entre as distopias.
Obrigado.
André