terça-feira, 9 de setembro de 2014

Vídeo: A Ignorância dos Americanos sobre Terrorismo


No meu outro blog eu falei que pesquisas dizem que as pessoas no mundo estão ficando mais estúpidas. Não se sabe quais são as razões para isso, e muitos usam ideologia para diagnosticar o problema. Eu levantei algumas hipóteses, como a piora no ensino, uma praga que assola o mundo todo. Além disso, temos a razões que se aproximam do que disse Aldous Husley em Admirável Mundo Novo, as pessoas estão ligadas em divertimento: facebook, twitter, etc. O conhecimento perdeu valor, em uma sociedade que não valoriza mais tanto o saber, mas o poder, a fama, o ter bens materiais. No mundo ocidental, as pessoas hoje se matam pelo novo par de tênis da Nike. A política hoje virou marketing, imagens.

O programa de tv a cabo mais assistido nos Estados Unidos se chama The Factor (Bill O'Reilly show). Uma sessão deste programa se chama Watters World, no qual o repórter Jesse Watters por vezes sai às ruas do pais fazendo perguntas da atualidade para pessoas para testar os conhecimentos mais básicos dos americanos

No último Watters World, o repórter foi a uma praça em Nova York chamada Bryant Park perguntar sobre o ISIS, o grupo terrorista que assola o mundo com matanças na Síria e no Iraque. O objetivo era entrevistar aleatoriamente 20 pessoas sobre o assunto para ver o que as pessoas sabiam do assunto. Das 20 pessoas, Watters disse que "sendo generoso" 8 tinham algum conhecimento. Mas O'Reilly disse que na verdade apenas 2 responderam de forma a mostrar conhecimento. Temos que na cidade que já sofreu o maior atentado terrorista, em termos de efeito global, do país que acabou de ter dois jornalistas decapitados pelo ISIS, apenas um pequena minoria sabe o que é ISIS.

Watters também testou as resposta das pessoas sobre o que ser feito com o ISIS. Uma disse que deveria se conversar com eles em uma sala. Daí, Watters perguntou se ela se juntaria em uma sala com pessoas que fazem decapitações. A pessoa respondeu: é, não, melhor seria um reunião por telefone?

Outra disse, que a solução era a paz e o amor. Daí, Watters perguntou se ela amava os terroristas que decapitaram os jornalistas americanos. Então, respondeu, que não.

Outra disse que dever-se-ia atacar o ISIS até as portas do inferno. Bom, esta resposta é mais plausível.

Vejam o vídeo do Watters World.




Eu costumo dizer para meus alunos que os problemas vistos no Brasil também aparecem nas outras partes do  mundo. Apenas aqui são mais pronunciados.

Quantas pessoas no Brasil sabem o que é o ISIS?

Quantas pessoas no Brasil sabem o que é o STF?

Quantas pessoas no Brasil sabem da participação do governo na Petrobras, no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, no BNDES...?

O programa eleitoral no Brasil é feito para gente ignorante. Quem sabe o que acontece sabe que o que se diz ali é 90% mentira, em qualquer partido.


Nenhum comentário: