quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Papa Francisco é Contra o Papa Bento XVI?


É claro que o Papa Francisco é bem diferente do Papa Bento XVI, as visões de mundo e da Igreja são muito diferentes, as análises teológicas são também enormemente diferentes.

Um artigo de Damian Thompson fez várias perguntas sobre a renúncia de Bento XVI. Uma delas é se ele  teria renunciado se soubesse que Jorge Bergoglio seria eleito Papa Francisco. Outra se Bento XVI aprova a direção que a Igreja está tomando com Papa Francisco. Para a primeira pergunta, ele não responde, mas para a segunda ele diz que não, Bento XVI não estaria feliz.

Thompson responde que Bento XVI não gosta da direção da Igreja, porque o Papa Francisco está exaltando velhos inimigos teológicos alemães de Bento XVI, como o cardeal Kasper.

Motivado por esse artigo de Thompson, eu li um texto que dá outro ponto de vista. O autor, padre Raymond de Souza, foca no que aconteceu na Bélgica e não em cardeais alemães. Padre Raymond aponta as ações de Francisco contra Bento XVI na Bélgica, mas ele também diz que Francisco também mantém decisões de Bento XVI. Na Bélgica, Papa Francisco desonrou uma decisão anterior de Bento XVI, e agiu contra um bispo conservador, em favor de um bispo e um cardeal que haviam atacado publicamente Bento XVI. Mas Francisco manteve cardeal Sarah, apontado por Bento XVI.

Eu acho que a Igreja estava melhor sob Bento XVI e piorou com Francisco. Infelizmente,

Para mim, Bento XVI foi o melhor Papa para a Igreja desde Pio X ou Pio XI.

Se Bento XVI não gosta de como Francisco conduz a Igreja, Francisco não gostava do pontificado de Bento XVI.

Mas se os dois são completamente antagônicos é difícil responder.

Vejamos o texto do Padre Raymond de Souza, publicando no The Catholic Herald.


Is Francis really against Benedict?

Um comentário:

Vic disse...

Dizer que os dois se parecem é exagero, a começar de Bento XVI que execrava ideologias, como as marxistas, e nem dava colher de chá ao Islã como hoje, e em Assis rezou separadamente deles e mesmo nas mesquitas, manteve as devidas distancias.
Acho que são muitos diferentes, posições poucos coincidentes; se antes os inimigos da Igreja vociferavam contra ele por ser ortodoxo, hoje estão elogiando ou silentes, a começar da midia parou de ameaçar de levar ela até ao Tribunal de Haia!
Os verdadeiros genocidas numa farsa bem montada contra Bento XVI e a Igreja!