quarta-feira, 11 de abril de 2012

Meu Candidato Desistiu. Agora ABO?

-

Quem me acompanha aqui no blog, sabe que eu já declarei que se eu fosse norte-americano votaria em Rick Santorum (foto acima com sua esposa Karen) e faria campanha para ele. Falei isso quando o candidato tinha apenas 1% na pesquisa popular. O cara cresceu de forma espantosa e sem dinheiro, apenas com o discurso em favor da família e em como a moral está relacionada com a questão econômica. Alcançou o posto de principal adversário de Mitt Romney para saber quem iria disputar com Obama.

Santorum teve o melhor discurso e a melhor postura entre todos os políticos que vi na vida.

Ontem, depois de lutar muito contra diversos fatores além do dinheiro (Romney é o candidato mais rico que os Estados Unidos já teve), Santorum anunciou o fim da campanha. Eu já desconfiava que ele iria fazer isso e encomendei a minha camisa de apoio ao candidato, antes que a campanha fechasse.

Entre os fatores que mais me incomodavam, eram aquelas pessoas que eram contra Santorum porque achavam que ele não tinha chance de ganhar com aquele discurso, principalmente quando o cara que falava isso era um católico. Mas Santorum tinha saído de 1% para 40% justamente com aquele discurso.

Além disso, os "donos" do próprio partido estavam contra ele, e grandes representantes da mídia de oposição a Obama (Ann Coulter, Bill O'Reilly, Charles Krauthammer) defendiam Romney.

Finalmente, Santorum tem uma filhinha de três anos, Isabella, que tem um doença grave e ficou internada duas vezes na campanha, ele parou a campanha nas duas vezes. Isto deve ter influenciado muito a desistência.

Em todo caso, acho que Santorum foi um vencedor, ele alavancou os problemas mais importantes: vida, família e liberdade. Os Estados Unidos devem muito a ele por isso.

O que eu acho que vai acontecer agora?

Acho que, infelizmente, o Obama vai ganhar.

A parte forte do Romney é a questão econômica. Ele é um empresário riquíssimo e o discurso dele é que que ele sabe como gerar empregos.  Então, tem que torcer que a economia americana continue em péssima forma para que tenha chances de ganhar de Obama. Se o desemprego continuar caindo gradualmente como está, Obama vai ganhar.

Romney tem uma grande mancha, apoiou uma reforma na saúde quando foi governador de Massachusetts que é muito semelhante a do Obama, que hoje é causa de grande perda de popularidade para Obama. Outo fator importante é que Romney é mórmon, que pratica um cristianismo muito estranho do tipo que considera que Cristo é irmão do demônio, que Ele não é Deus e visitou os Estados Unidos depois de sua morte, pois havia uma tribo de índio que seriam judeus. Obama está longe de ser cristão nas suas atitudes (defende o aborto até de crianças que nasceram com vida), mas o mormonismo pode assustar.

Eu me assusto mais com as atitudes do Obama, mas os cristãos podem não querer um mórmon que não é muito diferente na principal política que detestam (reforma da saúde). Romeny jura que vai acabar com a reforma de saúde de Obama.

Além disso, Obama tem eleitores cativos que votam nele de qualquer forma, Romney tem que conquistar todo mundo. Ele tem muito pouco carisma, não consegue levantar emoções em seu favor.

Nos Estados Unidos, muitos defendem o ABO (Anyone But Obama), "qualquer um menos Obama", mas acho que isso é insuficiente para tirar um presidente de se eleger para segundo mandato.

Se eu fosse eleitor, votaria no ABO, mas não iria feliz para as urnas, e não defenderia o mandato de Romney. 

Não sei como o mundo vai superar mais um mandato de Obama. É rezar. O cara foi um desastre em qualquer aspecto: economia, relações internacionais, militar e em política social.

Na parte mais fácil, economia, vejam o gráfico abaixo que vi ontem. Mostra que os Estados Unidos com Obama conseguiram o êxito negativo de dívida pública maior que toda a Zona de Euro somada com o Reino Unido, sendo que os Estados Unidos têm menor população que as da Zona do Euro e Reino Unido somadas, isto é os Estados Unidos ainda têm dívida per capita maior. E o resultado desse endividamento ainda continua sendo baixíssimo crescimento (1,6% em 2011).




Nenhum comentário: