sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Minhas Publicações: Economia, Guerra Justa, Islã, Terrorismo, Mudança Climática, Finanças Internacionais, Commodities.






Publiquei sete livros, até o momento:

Além disso, em 2018, eu organizei e apresentei um livro que contou com artigos de economistas do Ministério da Fazenda e do Banco Mundial, chamado Temas para o Comércio Exterior do Brasil, também publicado pela Editora Prismas.


Tenho artigos publicados em livros também.

Em 2023, bem mais recente, publiquei artigo sobre catolicismo e o princípio da ncessidade militar. O artigo se chama Military Necessity, Catholic Thinking and the Great Wars. O livro foi publicado pela renomada editora Routledge. O livro se chama Military Necessity and Just War Statecraft



Em em um livro 2012, eu publiquei um artigo sobre o teerrorismo islâmico na Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina, Paraguai) no livro Global Security, disponível na Amazon.



Eu tive a graça de autografar ou presentear meu livro sobre Guerra Justa para o grande Cardeal Raymond Burke, para arcebispo Athanasius Schneider, para Dom Bertrand e para o jurista Ives Gandra. O ministro Ives Gandra, posteriormente prefaciou meu livro Ética Católica para Economia.

Também tive a graça de ter o prefácio do Dr Miguel Nagib para meu livro de contos (Contos sobre a Escola Moderna e Alunos Cristãos) e autografei o livro para a ilustre deputada Chris Tonietto.










Em termos de artigos, abaixo, vocês vão ver que eu tenho escrito sobre coisas muito diferentes e, graças a Deus, tenho conseguido publicar, depois de muito esforço. Pois como os assuntos são bem distintos eu acabo enfrentando grupos de analistas bem diferentes, que não fazem parte da minha área de formação natural, e eles  têm mais facilidade de negar o artigo. Muitas vezes, eu sou um completo estranho para os avaliadores e editores dos journals. Por isso, fico mais orgulhoso quando consigo publicar, pois é um sinal de que a ideia do meu artigo foi bem convincente.

As minhas publicações em forma de artigo vão desde questões econômicas brasileiras até um artigo que trata exclusivamente sobre a religião islâmica e outro sobre literatura e teologia.

O artigo que considero mais importante que já escrevi se chama Trying to Catch the Deluge: Shari'ah, Terrorism and Religious Freedom, que poderia ser traduzido por "Tentando Conter o Dilúvio: Sharia, Terrorismo e Liberdade Religiosa". Foram quase três anos de estudo e eu o apresentei em quatro países diferentes. 

No artigo, eu discuto como o Islã trata o "Povo do Livro" (judeus e cristãos), terrorismo, e liberdade religiosa, além de analisar se Alá comanda que os fiéis amem o inimigo (infiel ou pecador), como Cristo fez. Faço toda a análise observando o que diz o Alcorão.

E por que dilúvio no título? Porque no artigo eu faço uma crítica às ciências sociais de hoje em dia que abandonaram completamente o conhecimento sobre teologia (revelada ou natural), mas continua falando de assuntos extremamente relacionados a religião, como Sharia, Terrorismo e Liberdade Religiosa. O dilúvio é porque o conhecimento sobre religião exige muito do estudioso, é um conhecimento muito vasto, mas os modernos tentando conter a dimensão desse conhecimento para falar de religião, como se tentassem não enxergar um dilúvio ou tentassem conter um dilúvio com um copo de papel.

O título também é inspirado em uma música que gosto muito, chamada Don't Dream Its Over, do grupo Crowded House.  Eu já coloquei a letra desta música aqui no blog e um vídeo de Susan Boyle cantando-a.

Em 2018, publiquei um artigo sobre literatura e teologia, chamado God and the Dystopias, publicado no Journal of  Academic Perspectives, Volume 1. O artigo trata de quatro distopias famosas na literatura mundial (1984 (George Orwell), Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley), O Senhor do Mundo (Robert Benson), e 2084 (Boualem Sansal)) e depois discuto a chamada "Same God Controversy" que analisa se o Deus cristão é o mesmo do Deus muçulmano.

Em 2016, publiquei um artigo sobre guerra justa e papas durante o século XX, chama-se "Just War Tradition and the Popes: From Pius X to Francis", que, apesar de estar em inglês, foi publicado no Brasil na Revista Brasileira de Estudo de Defesa. O artigo pode ser lido clicando em https://rbed.abedef.org/rbed/article/view/61708

Vejam abaixo minha lista de artigos, muitos podem ser acessados na internet. Não são muitos artigos, tenho amigos que publicaram 5 vezes mais, mas são todos importantes para mim, revelam uma fase da minha vida profissional e todo esforço que fiz para publicá-los.

Revista Cadernos de Finanças Públicas

Artigo “Bitcoin na Política Fiscal Brasileira”. Revista Cadernos de Finanças Públicas. V.3.n.22 (2022). Disponível no site: https://publicacoes.tesouro.gov.br/index.php/cadernos


Revista Brasileira de Estudos de Defesa

Artigo "God and the Dystopias", journal of Academic Perspectives, Volume 1, 2018, disponível em 
https://www.journalofacademicperspectives.com/current-issue/volume-2018-no-1/

Artigo “Just War Tradition and the Popes: From Pius X to Francis”, volume 3, número 1, jan-jun, 2016. pp 205-220. Disponível em https://rbed.abedef.org/rbed/article/view/61708/37928

Journal of Law & Justice - Reino Unido
Artigo “Trying to Catch the Deluge: Shari'ah, Terrorism and Religious Freedom" a ser publicado em novembro de 2014.Abstract está disponível em http://www.lawandjustice.org.uk/LJarticles.htm


Escola de Administração Fazendária –ESAF
Artigo “Desafios na Terra Média: Commodities e Indústria no Brasil" publicado no Caderno de Finanças Públicas, n.13. dez/2013, pp 133-173. Disponível em http://www.esaf.fazenda.gov.br/a_esaf/biblioteca/cadernos-de-financas-publicas

Journal World Environment - Estados Unidos
Artigo “The Immoderate Complexities to Model Government and the Environment”, 2012, Volume 2, Number 5. Disponível no site http://www.sapub.org/journal/archive.aspx?journalid=1004&issueid=713

Ambivium Institute Press - Estados Unidos
Artigo “Tear Down this Wall: The Tri-Border Area Terrorism”. Incluído no livro  Global Security: Flexibility, Issues, and the Thin Lines on the War Against Terrorism. Ed. Nubert Boubeka. Ambivium Institute Press. 2012. Disponível na Amazon: http://www.amazon.com/Global-Security-Flexibility-Against-Terrorism/dp/0615644376/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1363956242&sr=8-1&keywords=boubeka

Donetsk: Donetsk National Technical University, 2011 - Ucrânia

Journal of Risk Finance – Estados Unidos
Artigo “10 Years’ Analysis on Sovereign Risk: Noise Rater Risk, Panels and Errors”. Volume 10, Issue 2, April 2009, pp 107-130.

Contexto Internacional – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Artigo: “Mudança Climática e Gasto Público”, vol 30, nº 1, 2008.

Prêmio do Tesouro Nacional
Obtida menção honrosa pelo artigo “Gerenciamento de Risco Soberano: Fatores Observados e Erros Praticados pelas Agências de Classificação de Risco”, publicado em 2005.

Revista da Associação Brasileira de Orçamento Público
Artigo: “Os impactos da Lei Complementar nº. 87”. Publicado em 1997.


--
Vejam se os artigos interessam a vocês. E se quiserem algum artigo me enviem um comentário com o email de vocês.

E agradeço muito se comprarem meus livros.



13 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, Pedro!

Eu gostaria de ler seu artigo, quando estiver disponível. Passo o email agora ou melhor esperar?

Um abraço

André

Pedro Erik Carneiro disse...

Caro André,

Para os amigos do blog vou passar o texto o quanto antes. Vou viajar, estarei de volta ao blog na quinta (dia 27).

Se quiser enviar seu email dia 27, tudo bem, se quiser enviar logo, também ótimo. Enviarei o artigo o quanto antes.

Abraço,
Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Boa viagem, amigo! Volte logo!
Ah, já tens meu e-mail e sabe de minha vontade de ler sua pesquisa! Seus escritos(como mostram os posts aqui do blog) são garantia de qualidade e boa informação!

Deus te abençoe!

Abração!

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, carissimo Duddu.
Eu tenho uma certa neurose com detalhes mas já resolvi com o editor do journal. Enviarei logo logo.
Grande abraço
Pedro Erik

Anônimo disse...

Parabéns, amigo! Pelo artigo e pelo presente que receberá nos próximos dias!
Que Deus abençoe sua família!
Gustavo.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, caríssimo Gustavo.
Mês realmente abençoado.
Que Deus e Nossa das Gracas também abençoem sua família.
Abraço
Pedro Erik

Nik disse...

Parabéns, Pedro.
Da minha parte, fico já muito feliz por ser lembrado por ti, imagino a satisfação de quem têm os artigos publicados no exterior.
Penso que, em breve, parte da Academia vai se dar conta dos problemas decorrentes do Islã, da secularização da Europa e etc. E aí olharão em volta, como sempre, buscando quem terá condições de explicar o que raios está acontecendo! E aí terão que engolir Pedro Erik.
Parabéns mais uma vez.
Pedro, tomei a liberdade de comprar um presente pra ti, caso não o tenha me ajude com alguma forma de te entregar. Trata-se do livro The Mercy of Allah de Hilaire Belloc, que estou lendo e lamentando mais uma vez que ele não esteja mais entre nós para ajudar no combate. Abraço e PAX!

Pedro Erik Carneiro disse...

Que sensacional, Nik.
Muito obrigado, amigo.
Tenho livro de Belloc mas não este. Belloc nos avisou muito antes que o Islã iria voltar com força. Ele foi um profeta.
Passe seu email que envio meu endereço.
Obrigado, amigo.
No momento estou escrevendo um artigo sobe a Santa Sé. Mas devo voltar a tratar do islã.
Abraço
Pedro Erik

Pedro Erik Carneiro disse...

OK, Andre.
Recebi seu email.
Abraço,
Pedro Erik

Duddu Pontes disse...

Pedro já viu esse interessante post do Frei Rojão?

Trata-se em certa parte de economia! Lembrei de você!

Abraco

http://www.freirojao.com.br/2014/11/dai-deus-o-que-e-de-friedman.html

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado pelo texto Duddu.
Fiz um comentário no blog do frei rojão.
Abraço,
Pedro Erik

Pedro Erik Carneiro disse...

Ok, meu amigo Stan
Assim que eu tiver a versão final enviarei para os amigos do blog. A versão final é importante pois poderá permitir citação academica.
Abraço
Pedro Erik

Pedro P. Figueiredo disse...

Caro Sr. Pedro Erik,

como vai?

Sou da área de economia e interessado em trocar ideias acerca do assunto, já que vejo que abordou o tema até em livro.

Meu wordpress é unicamente voltado ao assunto de Economia do ponto de vista moral, com toda metodologia conforme, e também tenho reunido textos de Papas e Teólogos sobre, especialmente os escolásticos.

Divulgo mais pessoalmente, e também por um canal do telegram: https://t.me/economiaescolasticacatolica

Inclusive, acabei adicioná-lo à linha do tempo cronológica dos autores católicos que falaram de Economia por causa da sua obra acerca de ética católica na economia, bem como outros trabalhos e obras sobre mercado exterior.

Conhece o Venerável León Dehon? Ele falou sobre a questão da usura no começo do século XX. Também indico o blog do Michael Humphreys, Lend hoping nothing, que tem compilado textos de autoridades esmeradamente.

Enfim, eu me interesso por vários temas nesse âmbito, poderíamos trocar ideias se quiser (meu Wordpress está linkado, onde acabei de pôr um artigo sobre teólogos contra a reserva fracionária).

Se me mandar mensagem na página de contato no Wordpress, eu lhe respondo (aqui podem coletar e mandar spam, tenho receio).

Abraço.

Pedro P. Figueiredo.