segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A Confusão da Experiência Mística do Papa Francisco (foi antes ou depois de ser eleito Papa? Não se sabe)


Durante a entrevista para o ateu Eugenio Scalfari, o ateu perguntou ao Papa Francisco se ele já teve alguma experiência mística. A resposta do Papa está gerando bastante controvérsia, pois esta resposta que o ateu publicou foi negada pelos cardeais que participaram do Conclave.

Vejamos a resposta. Vou colocar o original, como foi publicado em inglês, depois traduzo (em azul). Vou marcar em vermelho as partes que geraram a controvérsia.


Do you have a mystical vocation? 
"What do you think?"

I wouldn't think so. 

"You're probably right. I love the mystics; Francis also was in many aspects of his life, but I do not think I have the vocation and then we must understand the deep meaning of that word. The mystic manages to strip himself of action, of facts, objectives and even the pastoral mission and rises until he reaches communion with the Beatitudes. Brief moments but which fill an entire life."

Has that ever happened to you? 

"Rarely. For example, when the conclave elected me Pope. Before I accepted I asked if I could spend a few minutes in the room next to the one with the balcony overlooking the square. My head was completely empty and I was seized by a great anxiety. To make it go way and relax I closed my eyes and made every thought disappear, even the thought of refusing to accept the position, as the liturgical procedure allows. I closed my eyes and I no longer had any anxiety or emotion. At a certain point I was filled with a great light. It lasted a moment, but to me it seemed very long. Then the light faded, I got up suddenly and walked into the room where the cardinals were waiting and the table on which was the act of acceptance. I signed it, the Cardinal Camerlengo countersigned it and then on the balcony there was the '"Habemus Papam".

Você tem uma vocação mística?
"O que você acha ?"
  
Eu acho que não.
 "Você provavelmente está certo. Eu amo os místicos; São Francisco foi místico em muitos aspectos de sua vida, mas eu não acho que eu tenha vocação, nós devemos conehcer o profundo entendimento da palavra. O místico consegue se desligar da ação, dos fatos objetivos e até da missão pastoral e alcança um comunhão com as Beatitudes. Momentos breves que enchem toda uma vida" .

Nunca que aconteceu com você ? 

"Raramente. Por exemplo, quando o Conclave me elegeu Papa. Antes de eu aceitar eu perguntei se eu podia passar uns minutos em uma sala ao lado, com uma sacada olhando para a praça. Minha cabeça estava completamente vazia e eu fui tomado por uma grande ansiedade. Para deixar a ansiedade passar e relaxar eu fechei meus olhos e fiz todos os pensamentos desaparecerem, mesmo o pensamento de recusar a aceitar a função de Papa, como o precedimento litúrgico permite. Eu fechei meus olhos e eu consegui não não ter nenhuma ansiedade ou emoção. Em certo momento eu estava cheio de uma grande luz. Isto demorou um certo tempo, mas para mim foi bem longo. Então, a luz se apagou lentamente, eu me levantei de repente e caminhei para a sala onde os cardeiais estavam me esperando e para a mesa onde eu devia aceitar o papado. Eu assinei, e o Cardeal Camerlengo também assinou e então eu fui para a sacada onde houve o "Habemus Papam".

---

Acontece que todos os cardeiais, começando pelo Cardeal Dolan, negaram que o Papa Francisco tenha saído da sala antes de aceitar o papado e também disseram que o Papa Francisco não apresentou nenhuma hesitação ou teve momento de oração antes de aceitar o cargo. O Papa Francisco, segundo os cardeiais, aceitou imediatamente a nomeação. O momento de oração teria ocorrido depois de aceitar o cargo, antes de ir para a sacada do Habemus Papam.

E outro diz que não existe sala ao lado da Capela Sistina, onde há eleição do Papa. Eu já fui à Capela Sistina e me lembro do enorme corredor para se chegar à Capela, mas não lembro de nenhuma sala ao lado.

E aí?

O Vaticano, depois da negação dos cardeias, soltou uma Nota por meio do padre Thomas Rosica.

Rosica disse:

"Os cardeais que testemunharam os acontecimentos afirmaram categoricamente que o Papa recém-eleito nunca deixou a Capela Sistina para período de reflexão antes de aceitar o papado, apenas depois de aceitar que se dirigiu para o "Quarto das Lágrimas" para se vestir.

"Nunca houve hesitação, necessidade de reflexão ou repensar que caiu sobre ele"

Rosica diz "Scalfari não gravou a entrevista com o Papa Francisco, nem tomou nota da entrevista"


Rosica sugere que o momento místico deve ter ocorrido na Capela Paulínea, depois que Francisco tinha aceitado sua eleição, um pouco antes de ir para sacada do Habemus Papam.

---

Só mesmo um completo idiota vai para um entrevista com um ilustre como o Papa Francisco e não grava a entrevista nem toma nota!!

Mas e se aparecer a gravação?

E por que o Papa não reagiu logo ao ler a transcrição da entrevista? Tem mais o que fazer? Não acha que uma experiência mística de um Papa não é importante? Não acha que dizer que hesitou para se tornar Papa é importante?

---

Bom, mais uma controvérsia desnecessária da entrevista que o Papa Francisco deu para este ateu, como se não bastassem as respostas que o Papa deu que fragilizaram a Doutrina Católica.

tem gente sugerindo que deve-se levantar uma plaquinha toda vez que o Papa Francisco der entrevista. Quando ele falar alguma bobagem, um assessor levanta uma placa que diz para os católicos não prestarem atenção.

Rezemos pelo Papa Francisco, muita controvérsia em pouco mais de 6 meses de papado.


(Agradeço a informação sobre a negação dos cardeais ao site New Advent)

Nenhum comentário: