sexta-feira, 23 de julho de 2010

Patos Mancos

Os americanos costumam chamar aqueles em fim de mandato de "patos mancos" (lame ducks). Normalmente, se esses "patos" estão com a popularidade alta, bastam seguir felizes para a aposentadoria ou se reeleger, se estão com a popularidade baixa ou não podem se reeleger, são bichos ariscos, podem fazer ações tenebrosas para favorecer seus grupos de apoio (lobistas). George W. Bush foi um pato manco com a popularidade baixa e teve de enfrentar uma das maiores crises financeiras da história do país. Pode-se dizer, em seu favor, no entanto, que ele foi um bicho bastante prudente em fim de mandato. Seu governo inclusive deixou o banco Lehman Brothers falir em setembro de 2008, o que acelerou a crise financeira e acabou ajudando o então candidato Barack Obama que vinha caindo nas pesquisas. Muitos dizem que isso foi o responsável pela vitória do Obama.

Hoje, o articulista Charles Krauthamer fala sobre a crise política que o Congresso norte-americano enfrenta (http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/07/22/AR2010072204029.html). O povo dos Estados Unidos avalia muito mal os atuais deputados e senadores e a previsão é de que o resultado das eleições que ocorrerão em novembro reverta a maioria do partido democrata. A oposição deve tomar o poder no Congresso. Charles nos fala então do perigo dos deputados patos mancos que estarão ainda no poder de novembro até janeiro de 2011. Ele avalia inclusive que o Obama já é também um pato manco. Suas políticas esquerdistas (liberais) já se esgotaram e não atingiram sucesso (pacote de estímulos, reforma da saúde, reforma financeira). Ele não tem muito a oferecer até as eleições de 2012. A maioria do povo americano avalia mal o governo do Obama, que está com a popularidade em baixa como nunca antes.  Pesquisas avaliam que Bill Clinton tem mais apoio do que ele e que qualquer candidato republicano seria capaz de bater Obama se a eleição fosse hoje. Mas os deputados patos mancos podem tentar políticas ideológicas ainda neste ano, tais como: aumentos dos impostos, legislação para combater a mudança climática e eliminação de voto secreto nos sindicatos (card check).

No Brasil, atualmente, desde o presidente até os deputados federais são patos mancos. Estarão eles seguindo de forma prudente para aposentadoria ou reeleição, observando as regras do jogo? Patos mancos são sempre bichos indóceis. E é nesses momentos que se conhece o estado de direito e a população de um país.

Nenhum comentário: